Uma síntese das ideias de Paulo Freire.

Primeiro cria-se um circulo de cultura, constituindo um grupo objetivando a alfabetização.

Professor orientador incentiva os alunos a falarem de suas vidas na comunidade a partir da realidade vivida.

A alfabetização não se dá através da repetição das palavras, todavia, por meio do desenvolvimento da consciência política crítica.

Muito importante aprender a pensar a partir da realidade vivida.

A linguagem do diálogo favorece na organização do campo de pesquisa, desenvolvendo o pensamento na investigação cientifica do conteúdo,

A reflexão a partir dos eixos temáticos, define o material escolhido favorecendo na aprendizagem e no desenvolvimento da cognição escrita.

A proposta pedagógica compreende-se metodologicamente por um processo dinâmico, refeito continuamente enquanto é elaborado e desenvolvido.

A alfabetização não pode ser efetivada em uma relação de superioridade, uma educação construída por dentro, conhecendo a realidade global em permanente reflexão dialética, objetivando a superação da pobreza.

Com efeito, a alfabetização realiza-se de dentro para fora na valorização da superação do analfabetismo.

A crítica pedagógica de Paulo Freire objetiva destruir o à educação bancária.

Sendo que a referida fundamenta-se no currículo tradicional, os estudantes como depósitos dos saberes já elaborados.

Em tal acepção, o aluno é entendido como aquele que nada sabe, não sendo agente, apenas receptor.

Portanto, acessível de adaptação entendido como ajuste social, Freire objetiva a superação do liberalismo econômico hoje neoliberalismo.

Para Freire, necessário a ação pedagógica livre, criadora das condições objetivas para o desenvolvimento de consciência lógica, crítica e política, capaz de compreender a realidade.

Por isso Freire refuta a educação que não permite a construção da consciência política, crítica e transformadora.

Na pedagogia tradicional os alunos erradamente são obrigados a memorizar o conteúdo, não a conhecê-lo, desse modo, transformam-se em objetos.

Uma vez que não realizam o ato cognitivo do objeto de conhecimento, apenas a educação formal narrativa.

A educação como prática de liberdade, fundamentada-se na teoria da ação dialógica, substituindo o autoritarismo presente na escola tradicional pelo diálogo democrático nos diferentes espaços de vivências e aprendizagens.

A importância que o ser humano compreenda a sua vocação ontológica e histórica do ser político.

Fundamental perceber os fios que tecem a realidade social e superar a ideologia neoliberal como prática política de opressão.

Na educação como prática da liberdade, as pessoas são vistas como agentes da libertação.

A convicção indelével na consciência humana, sendo o homem o sujeito da história, na perspectiva da superação da luta de classes, buscando a igualização social.

Uma história inacabada, construída a cada instante, cujo processo de conhecimento envolve intercomunicação, na intersubjetividade, objetivando a destruição do domínio econômico da burguesia em referência ao trabalhador.

Os protagonistas do processo são os sujeitos da educação, os oprimidos.

Por isso, problematizar na perspectiva de Freire é exercer a análise crítica sobre a realidade das relações entre o ser humano e o mundo do trabalho.

Ação pedagógica obriga os sujeitos se voltarem, dialogicamente, para realidade mediatizadora, com a finalidade de transformá-la.

Com efeito, não haverá revolução institucional sem consciência crítica elaborada por parte dos trabalhadores.

Só a consciência crítica permitirá a libertação autêntica.

Professores e alunos tornam-se investigadores críticos, agentes da educação transformadora.

Nessa direção, docentes e discentes carregam a possibilidade de compreender suas relações com o mundo.

Deste modo, a realidade não poderá ser estática, em movimento contínuo, no processo revolucionário de mudança.

Alunos e professores são sujeitos da práxis, na reflexão verdadeiramente transformadora da política econômica produtora da pobreza.

Sendo o diálogo princípio e fundamento da educação como prática da liberdade

Paulo Freire, tem como objetivo construir o pensamento crítico-problematizador da vida real dos trabalhadores empobrecidos.

Sua pedagogia implica em uma práxis social na qual ação e reflexão estão dialeticamente constituídas.

Tal movimento gera a necessidade de intervenção nos diversos níveis das ações políticas.

Visto que na perspectiva freireana, a ação verdadeira é a práxis social comprometida com a ação transformadora.

A partir da prática dialógica, o sujeito desenvolve suas potencialidades de comunicar, interagir, administrar e construir o seu conhecimento, melhorando sua capacidade de decisão, humanizando-se.

É necessário a equalização social dos direitos, na construção de uma sociedade economicamente justa, tal trajetória só será possível na superação do liberalismo econômico, hoje neoliberalismo.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 07/10/2019
Reeditado em 07/10/2019
Código do texto: T6763298
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