Explicação o que é a Filosofia Continental.

Filosofia Continental explica-se pela etimologia elaborada por Karl Marx fundamentada no materialismo dialético e histórico, hoje entendida como neomarxista.

Uma Filosofia essencialmente crítica, contrária a metafísica, defensora do modelo político substanciado no social liberalismo, desenvolvimento econômico com a distribuição da renda.

A Filosofia Continental utiliza como instrumento da análise fenomênica a hermenêutica, trabalha também a questão do existencialismo.

A Filosofia Continental é essencialmente ateia, entende deus tão somente como ideologia metafísica, sem possibilidade de sua existência empírica.

Compreende que a saída política para desenvolvimento do mundo não passa pelo o socialismo, muito menos pelo neoliberalismo, na verdade é uma junção socialismo e liberalismo econômico, a defesa do social liberalismo.

Portanto, faz veemente oposição a outra Filosofia denominada de analítica, fundamentada no pensamento anglo saxônico de natureza positivista, como sustentáculo do neopositivismo e do ideário neoliberal.

Qual a razão da denominação Filosofia Continental, pelo fato que o materialismo dialético e histórico foi desenvolvido, no continente Europeu, particularmente França e Alemanha.

Sendo que a Filosofia analítica anglo saxônica foi exportada para os Estados Unidos, transformada no fundamento filosófico epistemológico do neoliberalismo.

No final do século XX e início do XXI está acontecendo o esforço permanente de conciliação entre as duas Filosofias.

A Filosofia Continental entende que é indispensável o uso da linguagem analítica no desenvolvimento da hermenêutica, na defesa do materialismo dialético e histórico.

Por outro lado, não é possível entender a realidade política econômica, sem considerar as relações sociais na produção do desenvolvimento das nações.

Desse modo, a Filosofia analítica faz também uso do materialismo dialético e histórico, por meio da hermenêutica linguística analítica, uma tentativa crítica filosófica de superação do neoliberalismo puro.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 25/08/2019
Reeditado em 25/08/2019
Código do texto: T6728545
Classificação de conteúdo: seguro