Filosofia analítica e Filosofia dialética.

Filosofia analítica produto do mundo anglo-saxônico, Inglaterra e Estados Unidos.

A Filosofia analítica está associada ao pragmatismo e ao positivismo, tem como papel o uso da linguagem analítica ao combate a metafísica.

Ideologicamente associa-se ao liberalismo econômico, hoje o que se denomina de neoliberalismo.

Qual é o papel prático da Filosofia analítica, o desenvolvimento rigoroso no entendimento do conceito formulado, na importância da compreensão sintética da estrutura funcional da linguagem.

Na verificação das funções gramaticais, a análise semântica cognitiva, no uso da linguagem pragmaticamente.

Com efeito, a importância do uso da fala na aplicação lógica indutiva no campo empírico, do mesmo modo, na defesa do positivismo lógico, como fundamento das ciências sociais.

A linguagem tem como função dar logicidade racional a análise dos fatos, na fenomenologia, como por outro lado, justificar procedimentos indutivos no campo da experimentação.

Em síntese a Filosofia analítica faz uso do rigor metodológico, com o objetivo de refutar proposições ou juízos que não sejam verificáveis.

Portanto, têm valor científico apenas as proposições demonstráveis, comprovadas empiricamente ou inquestionáveis do ponto de vista do positivismo lógico.

Sendo assim, é de algum modo uma ideologia em relação sobretudo, ao último aspecto.

Em oposição a Filosofia analítica, nasceu a Filosofia dialética, entendida como Filosofia continental, cuja tradição está reservada contemporaneamente ao continente europeu.

A Filosofia continental é produto do materialismo histórico, associada hoje ao social liberalismo, entendida como neomarxista, trabalha a dialética, a hermenêutica aplicada a fenomenologia.

A Filosofia continental nega também a metafísica, critica o pragmatismo como teoria epistemológica, recusa veementemente o positivismo lógico.

Uma vez que não é possível a objetividade na construção do entendimento em fatos fenomenológicos.

Por outro lado, as ciências naturais são sempre aproximativas, Bachelard, relativas Einstein, incertas Heisenberg.

Do ponto de vista político a Filosofia continental, combate o neoliberalismo, no final do século XX, a partir de Habermas há uma tentativa de reconciliação das duas Filosofia.

Todavia, a perspectiva é o entendimento que o único modelo civilizatório indispensável ao mundo político, é o social liberalismo.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 22/07/2019
Reeditado em 25/07/2019
Código do texto: T6701698
Classificação de conteúdo: seguro