O pensamento político de Thomas Hobbes.

Thomas Hobbes 1588-1679, defensor do poder absolutista na Inglaterra.

Era contrário ao poder democrático, portanto, não era favorável a tripartição dos poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário.

O absolutismo de Hobbes fundamentava no princípio da natureza humana, o homem é ruim em sua essência, perigoso, motivo pelo qual o homem é o lobo do homem.

Com efeito, o homem em seu estado natural, objetiva tão somente a destruição uns dos outros.

Razão pela qual é necessário o Estado absolutista, para poder garantir o bem estar entre todos, fundamental que todos abdiquem seus direitos submetendo a uma vontade única no caso o rei.

Desse modo, desenvolve o pacto social, um governo exercido despoticamente.

Entretanto, qual é a originalidade de Hobbes, seu absolutismo não tem raízes metafísicas ou teológicas, deriva apenas do pacto social, o poder onipotente do rei.

Todavia, qual é ingenuidade política do pensamento de Hobbes, historicamente, desde a origem do Estado, a guerra não é entre os homens individualmente, porém entre as classes socais.

Com efeito, qual a verdadeira razão do Estado, legitimar as classes dominantes institucionalmente, no sentido de transformar em crime a luta dos dominados, de tal modo, é hoje o pensamento neoliberal.

Sendo assim, o Estado da forma em que foi constituído, tem como finalidade transformar os excluídos em criminosos, não é sem razão que a esquerda sempre foi criminalizada.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 18/07/2019
Reeditado em 18/07/2019
Código do texto: T6698743
Classificação de conteúdo: seguro