O pensamento de Averróis: O conflito filosófico entre Platão e Aristóteles.

Quem foi Averróis, exuberante pensador medieval árabe, escreveu um magnífico livro.

Destruição da destruição.

Importante ler o referido livro, o qual explicarei em síntese.

A preocupação fundamental de Averróis destruir a filosofia de Platão, que justificava a existência a priori da alma.

Portanto, a alma era separada do corpo, duas realidades distintas em uma mesma substancialidade.

Sendo que a evolução humana, cognitivamente imposta a alma ao nascimento.

Com efeito, o desenvolvimento do processo racional fundamentava na recordação.

Aristóteles entendia Platão um louco, do mesmo modo Averróis, para o Islamismo igual ao cristianismo agostiniano, a ressurreição era da alma e não do corpo, fundamentada na filosofia platônica.

Aristóteles sabia da não existência da alma, a referida apenas uma ilusão platônica.

Portanto, Aristóteles entendia a alma apenas como a cognição desenvolvida, produto do mundo da linguagem, sendo a primeira destruição da racionalidade metafísica de Platão.

A destruição da destruição, a segunda destruição, Averróis sem negar totalmente Aristóteles, concordando que alma é a cognição, entretanto, a mesma só tem existência com o corpo sapiens.

Acontece que Aristóteles era materialista, a cognição esgotava com a morte, razão pela qual a segunda destruição, nascendo o livro Destruição da destruição, objetivando salvar o corpo e alma.

A partir do pensamento de Averróis, Platão foi destruído totalmente, Aristóteles parcialmente, nascendo no islamismo a ressurreição do corpo e da alma.

Sendo que na realidade corpo e alma têm a mesma substancialidade, Tomás de Aquino ao ler o magnifico livro de Averróis, formula sua teologia clássica, a verdadeira ressureição é do corpo e da alma substancializados.

A superação do fundamento platônico da ressurreição, sendo que no novo testamento, a ressurreição defendida por Cristo referia ao corpo e a alma.

Desse modo, nas duas teologias a ressurreição do homem é total, sendo que para os pentecostais a ressurreição é apenas da alma, a prevalência da ideologia platônica.

Entretanto, contemporaneamente os cientistas sabem que a cognição é o resultado do desenvolvimento neurocientífico do cérebro, não existindo de fato a alma, apenas a linguagem.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 11/07/2019
Reeditado em 11/07/2019
Código do texto: T6693359
Classificação de conteúdo: seguro