Explicação do Livro: Marxismo e Filosofia da Linguagem de Mikhail BAKHTIN.

Bakhtin, escreveu o magnifico livro, Marxismo e Filosofia da Linguagem fundando a Sociolinguística Teórica.

Marxismo e Filosofia da Linguagem uma obra pós estruturalista, no uso de conceitos desenvolvidos por Marx na formatação em sua concepção linguística.

O autor procura destruir o conceito estruturalista saussuriano, a linguagem como produção individual e não social política.

O ser humano não consegue construir a linguagem fenomenologicamente sem o contexto social político.

A partir de tal ótica Bakhtin expõe a conceituação da suprema importância da sociedade política na formação da linguagem.

As relações psicossociais são formadoras do comportamento linguístico cognitivo da sociedade, nesse sentido faz também recorrência a Freud.

Bakhtin critica veementemente a gramática normativa, por ser dissociada do contexto social político, produtivo das diversas especificações da linguagem.

As etimologias analisadas teoricamente representam por definição, tão somente as significações ideológicas.

Desse modo, a linguagem é a representação do poder, dependendo da forma de Estado, pode significar opressão, quando se refere ao liberalismo econômico.

Portanto, tudo o que é falado, refletido, essencialmente ligado a uma função ideologica definida como forma de poder.

Todavia, a palavra em si seria neutra, pelo fato de estar associada a função ideologica, depende como a palavra é articulada, aplicada aos contextos políticos ideológicos.

Trabalha a evolução linguística, sincronicamente ou seja a linguagem formatada em um determinado tempo histórico, por outro lado, a linguística diacrônica sua evolução no tempo em uma perfeita relação dialética crítica.

Para ele não importa como a palavra tem sido escrita em um determinado tempo histórico, o que importa é sua evolução na formatação diacrônica ideológica.

O livro Marxismo e Filosofia da Linguagem é importante para todas as áreas do conhecimento, sobretudo, para as ciências humanas.

Com efeito, no entendimento das mediações ideológicas na reprodução do poder como forma de domínio ou de igualdade, depende da estruturação do Estado político.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 10/05/2019
Reeditado em 12/05/2019
Código do texto: T6643562
Classificação de conteúdo: seguro