Projeto político pedagógico para coordenação da Escola Estadual João Borges Leste Cinco.

Apresentação da professora como proposição a coordenação.

Objetivo.

Favorecer o bom desenvolvido cognitivo dos alunos, por meio da aprendizagem, preparando os alunos academicamente, objetivando, Saresp, Enem e o Vestibular.

Elevando o índice acadêmico da escola, um dos papeis da coordenação pedagógica.

Portanto, a formação dos alunos deve ser integral, objetivando a totalidade, física, emocional, moral, cognitiva e social.

Favorecendo aos referidos a participação na dimensão psíquica da vida, no processo de transformação social, na conquista de um mundo melhor.

Facilitando aos alunos assumirem responsabilidades, na busca da justiça e da igualdade.

Diante do mundo globalizado a compreensão da realidade no desenvolvimento do espírito crítico.

Portanto, fundamental o desenvolvimento da autonomia intelectual.

A formação global dos alunos, desenvolvimento da personalidade, as suas capacidades, valores éticos e morais.

Das atribuições do professor Coordenador.

Atuação como gestor pedagógico, desenvolvimento de competência, planejamento e acompanhamento, avaliações constantes do ensinar aprender, sobretudo, acompanhando o desempenho de professores e alunos.

Orientando o trabalho docente nas reuniões pedagógicas, no horário do trabalho coletivo, apoiando subsidiando as atividades na sala de aula, observando as sequencias didáticas de cada ano, curso e ciclo.

Ter como prioridade o planejamento, organização e desenvolvimento das atividades pedagógicas, na utilização dos materiais didáticos, impressos ou em DVD, recursos tecnológicos disponibilizados pela Secretária da Educação.

Acompanhar as atividades fundamentais a organização, planejamento e avaliação, analisando resultados dos estudos objetivando a recuperação.

Decidir sempre com a equipe gestora, com os docentes, provocando intervenções quando forem necessárias, promovendo recuperações contínuas e intensivas.

Desenvolvendo relacionamento cordial e colaborativo, trabalhando em equipe como parceira.

Avaliando sempre com os professores e gestores, o desenvolvimento da proposta pedagógica, objetivando as metas a serem atingidas.

Espaço do dialógico da ação pedagógica colaborativa das práticas gestoras e docentes.

Análise de índice de avaliação, a respeito da aprendizagem dos alunos, dando o apoio necessário a aprendizagem, criando ajustes contínuos as ações fundamentais ao desenvolvimento cognitivo.

Metodologia do projeto pedagógico.

O desenvolvimento pedagógico das competências adquiridas, articuladas por eixos conceituais e epistemológicos.

Formulação dos saberes metodológicos articulados com a realidade vivida pelos alunos.

Portanto, o projeto pedagógico recusa a educação tradicional, avaliação deve ser diagnostica, cuja finalidade observar as falhas no processo de aprendizagem.

Quando os alunos não conseguirem assimilar cognitivamente os conteudos propostos, as recuperações permanentes, que poderão também serem usadas por meio de aulas gravadas, pelo próprio professor, utilização tecnológica.

Estratégias pedagógicas.

As constantes retomadas dos conteúdos, através das recuperações paralelas e contínuas.

O método epistemológico utilizando o entendimento por meio da compreensão e não pela memorização clássica.

Portanto, fundamental atingir as proposições elaboradas.

Crítica ao ensino reduzido as técnicas de memorização, as disciplinas não podem ser desarticuladas, fundamental a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, conforme previsto pelo o novo currículo, ensino por áreas já para o ano 2020.

Ações pedagógicas do projeto.

Desse modo, não pode existir conhecimento separado da prática pedagógica, proposta pelo próprio projeto pedagógico da escola, nesse aspecto deve ser considerado colaboração mútua das disciplinas.

Fundamental a reformulação dos conteúdos diversos, na perspectiva das competências na direção da formação integral do aluno.

A competência relacionada com a eficácia dos exercícios contínuos, tarefas diversas, com a máxima eficiência, aplicadas em sala e também como tarefa de casa, a importância da participação da família na formação cognitiva dos alunos.

O professor precisa saber enfrentar os procedimentos de menor ou maior complexidade, identificando os problemas diversos ao mesmo tempo ter o domínio analítico e científico das disciplinas.

Ensinar conteudos errados é inadmissível e contribui para a indisciplina dos alunos, as aulas precisam ser interessantes, despertando a curiosidade acadêmica dos alunos.

Intervenções pedagógicas.

A escola é um todo, necessário o corpo docente comportar com a mesma linguagem pedagógica, construindo a unidade, corpo docente e gestão.

Fundamental evitar os conflitos que prejudicam o bem coletivo, papel também desempenhado pela a coordenação pedagógica, as intervenções necessárias.

Desenvolvimento pedagógico.

Para tal proposta pedagógica o estudo e conhecimento da legislação, todos dentro do espírito da legalidade, sabendo direitos e deveres, em defesa do bem coletivo, tais estudos em reuniões do htpc.

A razão de ser do projeto pedagógico os alunos, importante saber integrar os conhecimentos de forma interdisciplinar e transdisciplinar, unificando o saber, preservando o que for específico.

A necessidade do envolvimento das competências com conhecimentos inter-relacionados, valoração das habilidades e atitudes. Portanto, a articulação da teoria e prática.

Superação da teoria tradicional, aulas não apenas expositivas, o que é fundamental, o saber fazer, a memorização precisa ser usada dialeticamente com a compreensão.

Trabalho em equipe, o entendimento técnico e o domínio dos fundamentos epistemológicos, importante aprender a aprender, o que deve ser ensinado aos alunos, valorizando como sujeito da cognição.

Quem entende da disciplina específica apenas tecnicamente, é um professor absolutamente incompleto.

O projeto objetiva a sustentabilidade do planeta, a luta por relações democráticas, uma sociedade de maior inclusão.

A educação não pode ser mecânica, funcionalista, precisa ter significado, estar ligada aos componentes, conceitos, procedimentos e ações epistemogizadas.

As competências são construtos de caráter processual aplicados a múltiplas aprendizagens dentro de contextos e realidades diversas.

A estrutura cognitiva é constituída por uma rede de conexões, epistemologias, representações e conhecimentos prévios.

O conhecimento ocorre a partir de saberes anteriores. Portanto, o motivo da aprendizagem ser produto de cognições contínuas.

O mecanismo cognitivo do aluno, faz alusão entre o que sabe e o que é preciso aprender.

Alunos aprendem através de reflexões e posicionamentos, no enfrentamento das contradições.

Ensinar através das competências por um processo complexo, progressivo, contraditório e conflitivo, no entanto, tem que ser eficiente no cotidiano praxiológico.

Necessário formarem os aluno para realidade da vida. Todo projeto pedagógico é intencional, desse modo, necessário a transposição do conhecimento contínuo.

Formarem os alunos considerando a globalidade, repensando conteúdos, estratégias e práticas, evitando todas as formas de conflitos que prejudicam o bem coletivo.

O professor precisa ser eficiente em situações complexas em múltiplos contextos.

Superação do ensino tradicional, fundamentado em disciplinas isoladas.

Necessário a adequação do ensino ao processo pedagógico interdisciplinar e transdisciplinar.

A valorização de conteúdos complexos, múltiplos, análises variáveis, a importância do saber fazer, atividades contextuais, articulação dos conhecimentos prévios aos novos.

A valorização do caráter meta disciplinar, a não separação do conhecimento por áreas sem a inter-relação.

Todo saber além de ser dialético, é também essencialmente interdisciplinar e multidisciplinar, a forma em que deve ser trabalhado.

Com efeito, na acepção epistemológica, os fundamentos contínuos, as disciplinas servindo de fundamento umas as outras.

Não é possível falar do Estado Moderno, sem o entendimento da Filosofia Iluminista, desse modo, consequentemente em todas disciplinas.

A relação da fisica de ondulação com a teoria quântica, o princípio da incerteza de Heisenberg, recurso do fundamento epistemológico.

Como trabalhar a Matemática aplicada as Ciências Naturais, a História e a Filosofia como fundamentos dos movimentos literários,

Desse modo, desenvolve -se o ensino por áreas no uso da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.

Exigências do novo currículo, quando a pedagogia construída será por áreas.

O domínio das diversas teorias, necessárias aos saberes acadêmicos, habilidades diversas.

Como deve ser organizado o currículo.

Organização do currículo, devido as dissonâncias entre os procedimentos científicos, o desenvolvimento das competências disciplinares, interdisciplinares e meta transdisciplinares.

Ensino das competências precisa também alicerçar em uma educação meta disciplinar, não se pode dividir o saber em áreas de conhecimentos ou áreas de saberes diferentes sem a inter-relação.

Alguns saberes tem caráter disciplinar, entretanto, outros saberes são essencialmente interdisciplinares, outros ainda são meta disciplinares não estão em nenhuma disciplina, quando se referem as questões pessoais.

A respeito do profissional pedagógico, necessários os múltiplos saberes que não fazem parte de uma determinada disciplina.

Em referência ao desenvolvimento das atividades formativas, condutas morais e éticas, tem caráter meta disciplinar, pertencem a todas as áreas do conhecimento.

Do caráter metodológico pedagógico.

Existem várias metodologias para ensinar as competências. Portanto, significa que podem usar múltiplas estratégias, metodologias diversas com aspectos globalizados.

Do planejamento pedagógico.

Planejar pedagogicamente, fazer adaptações necessárias as dificuldades dos alunos motivá-los, fomentá-los ao processo cognitivo, organizando ambientes.

Planejar estratégias em acordo com a lógica de cada disciplina, sem perder a interdisciplinaridade, considerando também a transdisciplinar idade, fundamental o domínio científico do saber, no uso de conceitos e habilidades.

Da avaliação pedagógica.

Quanto a avaliação deve ser diagnostica, o processo de avaliação é complexo, a escola não deve concentrar na avaliação tradicional, indispensável valorizar outros mecanismos de aprendizagem.

Recusar sempre o processo seletivo para os melhores, evitando todas formas discriminatórias, sem desconsiderar as diferenças.

Necessário trabalhar com eficácia os alunos especiais, sem prejudicar a cognição possível no próprio desenvolvimento dos alunos de inclusão.

Portanto, avaliação por competências, não objetiva a reprovação, o professor deve promover uma serie de procedimentos acadêmicos, avaliando os conhecimentos.

Verificando se os alunos foram capaz de assimilarem os conteúdos em referência a pedagogia proposta, contrariamente, as recuperações permanentes sem prejudicar o desenvolvimento cognitivo pedagógico.

Conclusão.

A prioridade é o ensino para a complexidade, preparando os alunos para universidade, vida profissional, cidadania, sobretudo, a justiça social.

Motivos pelos quais: o projeto pedagógico curricular precisa garantir a formação integral ajudando os alunos para as incertezas da vida.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 17/04/2019
Reeditado em 18/04/2019
Código do texto: T6625950
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