Vygotsky: A relação do pensamento com o mundo linguistico, no desenvolvimento da aprendizagem.

Para Lev Vygotsky.

O homem diferenciou do mundo animal exatamente no momento em que adquiriu a linguagem.

Quando a cognição começou a ser articulada.

Com efeito, o desenvolvimento da aprendizagem.

Quando os homens começam a construir seus pensamentos.

A palavra é o mecanismo que leva ao homem pensar.

Possibilitando a generalização e a abstração.

Para Vygotsky é fundamental entender as relações entre o pensamento e a linguagem.

Não é possível separar a cognição do pensamento.

Há sempre a mais profunda interação.

Para entender as relações do pensamento com a cognição, Vygotsky procurou compreender o desenvolvimento cognitivo da criança.

A primeira constatação indutiva, a criança antes de dominar a linguagem mostra capacidade em soluções práticas.

Usando instrumentos para atingir objetivos.

Sendo que o chimpanzé sempre desenvolveu com eficiência tal finalidade instintiva.

Não é sem motivo que o DNA, essencialmente semelhante.

A diferença o homem desenvolveu a linguagem.

A criança antes da fase pré-verbal pratica o conhecimento prático.

Sem fazer uso da linguagem e do pensamento construído.

O que se entende por inteligência primária, tipicamente dos primatas, o macaco prego, usa varetas a procura de mel e larvas de insetos, entre outros comportamentos.

Sendo que o chimpanzé usa pedras para retirar castanhas de cocos.

Isso significa que a inteligência é nata, todavia, posteriormente desenvolvida, por meio da construção do pensamento.

Entretanto, no uso permanente da aprendizagem.

Com efeito, é possível o uso instrumentalizado das ações sem a linguagem.

Do mesmo modo, o comportamento, sem o pensamento formatado.

O riso da criança tem função de comunicação social, do mesmo modo, o choro, a fase pre-intelectual.

Período sensório-motor entendido por Piaget.

A criança comunica por sensações e movimentos.

Através da visão manifesta por meio de sons e gestos.

Sendo a inteligência tão somente prática.

Apenas com 2 anos o pensamento começa a ser formulado através da linguagem.

A memória começa a ser formatada, dando ao cérebro novo mecanismo de funcionamento no uso da linguagem.

Inicia aprendizagem.

Com a linguagem a função intelectual, começa nascer o mundo simbólico, generalizando o pensamento em fases distintas.

Com a criação do pensamento no uso linguístico.

O significado das palavras une pensamento e linguagem.

No livro Vygotsky - Aprendizado e Desenvolvimento, um Processo Sócio-Histórico, a defesa da unidade pensamento e linguagem, a estruturação do cérebro como mecanismo do desenvolvimento da inteligência.

A palavra representa para cada pessoa, a composição da vivência, formatando os mundos ideologizados.

Vygotsky reflete além da cognição desenvolvida, a criança produto do seu universo social, ainda relaciona afetividade ao processo cognitivo de construção dos significados.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 21/02/2019
Reeditado em 05/03/2019
Código do texto: T6580443
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