Vygotsky: A relação do pensamento com o mundo linguistico, no desenvolvimento da aprendizagem.
Para Lev Vygotsky.
O homem diferenciou do mundo animal exatamente no momento em que adquiriu a linguagem.
Quando a cognição começou a ser articulada.
Com efeito, o desenvolvimento da aprendizagem.
Quando os homens começam a construir seus pensamentos.
A palavra é o mecanismo que leva ao homem pensar.
Possibilitando a generalização e a abstração.
Para Vygotsky é fundamental entender as relações entre o pensamento e a linguagem.
Não é possível separar a cognição do pensamento.
Há sempre a mais profunda interação.
Para entender as relações do pensamento com a cognição, Vygotsky procurou compreender o desenvolvimento cognitivo da criança.
A primeira constatação indutiva, a criança antes de dominar a linguagem mostra capacidade em soluções práticas.
Usando instrumentos para atingir objetivos.
Sendo que o chimpanzé sempre desenvolveu com eficiência tal finalidade instintiva.
Não é sem motivo que o DNA, essencialmente semelhante.
A diferença o homem desenvolveu a linguagem.
A criança antes da fase pré-verbal pratica o conhecimento prático.
Sem fazer uso da linguagem e do pensamento construído.
O que se entende por inteligência primária, tipicamente dos primatas, o macaco prego, usa varetas a procura de mel e larvas de insetos, entre outros comportamentos.
Sendo que o chimpanzé usa pedras para retirar castanhas de cocos.
Isso significa que a inteligência é nata, todavia, posteriormente desenvolvida, por meio da construção do pensamento.
Entretanto, no uso permanente da aprendizagem.
Com efeito, é possível o uso instrumentalizado das ações sem a linguagem.
Do mesmo modo, o comportamento, sem o pensamento formatado.
O riso da criança tem função de comunicação social, do mesmo modo, o choro, a fase pre-intelectual.
Período sensório-motor entendido por Piaget.
A criança comunica por sensações e movimentos.
Através da visão manifesta por meio de sons e gestos.
Sendo a inteligência tão somente prática.
Apenas com 2 anos o pensamento começa a ser formulado através da linguagem.
A memória começa a ser formatada, dando ao cérebro novo mecanismo de funcionamento no uso da linguagem.
Inicia aprendizagem.
Com a linguagem a função intelectual, começa nascer o mundo simbólico, generalizando o pensamento em fases distintas.
Com a criação do pensamento no uso linguístico.
O significado das palavras une pensamento e linguagem.
No livro Vygotsky - Aprendizado e Desenvolvimento, um Processo Sócio-Histórico, a defesa da unidade pensamento e linguagem, a estruturação do cérebro como mecanismo do desenvolvimento da inteligência.
A palavra representa para cada pessoa, a composição da vivência, formatando os mundos ideologizados.
Vygotsky reflete além da cognição desenvolvida, a criança produto do seu universo social, ainda relaciona afetividade ao processo cognitivo de construção dos significados.
Edjar Dias de Vasconcelos.