Quais as diferenças de um Estado liberal para um Estado neoliberal e social liberal.

A primeira diferença fundamental, o Estado liberal é produto da revolução industrial, fruto da revolução francesa, desenvolveu o conceito que a unica forma de riqueza, produzida pelo trabalho.

Portanto, resultado das ideias de Adam Smith 1723-1790, demonstrou que o crescimento econômico das nações resulta da atuação das pessoas, movidos por interesses próprios.

Defendia, com efeito, que a iniciativa privada deveria agir livremente, sem intervenção governamental.

Todavia, a única fonte de riqueza e da concentração da renda é o brabalho, o Estado neoliberal formulado a partir de 1980, sendo o capital fonte de concentração da renda, através de uma política de juros, defendida pelo próprio Estado, sem destruir a ideia que trabalho produz riquezas.

As principais diferenças entre o Estado Liberal e neoliberal, basicamente nesses aspectos fundamentais, a respeito da terceira natureza de Estado, o social liberal.

Desse modo, também defende o trabalho como fonte de riqueza, e, procura negar o capital financeiro como produtor de riquezas, porque apenas concentra a riqueza produzida pelo trabalho através da política de juros.

O Estado social liberal, proibe a concentração da riqueza, através da negativação da política de juros, juros negativos como é em boa parte da Europa, Japão e em outros paises sociais liberais.

Outra ideia fundamental no Estado social liberal, diferente dos dois Estados anteriores, não há desenvolvimento econômico, sem distribuição da renda, pois é necessário o consumo objetivando o pleno o emprego.

Cada um dos Estados, tem como inimigo seus antagonismos, o Estado liberal nasceu na Europa nos séculos XVII e XVIII, combatendo o absolutismo em defesa do livre mercado.

Tem portanto, como fundamento ideológico, a soberania popular entendida como burguesia, a defesa da representação política ou seja, todo poder é do povo, exercido em nome dele, por meio dos partidos políticos.

O Estado neoliberal não nega tais preceitos, do mesmo modo, o Estado social liberal, entretanto, os principais conflitos entre o Estado neoliberal e social liberal, a política de juros, o capitalismo dos rentistas a não distribuição da renda, como estratégia de desenvolvimento econômico.

Na concepção política social liberal, não existe desenvolvimento de uma nação com a concentração absoluta da renda, tanto pela política de juros, como por meio do trabalho.

No mundo pós-contemporâneo, o conflito não é mais entre o liberalismo economico e socialismo.

Todavia, entre o neoliberalsimo e o social liberalismo, esse é o verdadeiro antagonismo, entre a esquerda esclarecida no Brasil e a direita abscurentista conservadora.

Naturalemnte, que o povo brasileiro não é esclarecido culturalmente, de tal modo, não consegue perceber as razões de fundo das guerras institucionais dos dois modelos propostos, a caputura da democracia em defesa do neoliberalismo.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 06/12/2017
Reeditado em 06/12/2017
Código do texto: T6191469
Classificação de conteúdo: seguro