Apresentação de livro (Poecontos)
Apresentação de livro – "Poecontos"
Posto aqui o texto que escrevi para a apresentação do livro "Poecontos" (Concurso Mineiro de Poesia e Contos de Pitangui, MG), coletânea dos trabalhos premiados naquela promoção. O certame foi idealizado pelo Pitaculta( Movimento Pitanguiense de Ação Cultural) e patrocinado pela Destaque Edições, publicado em maio de 1986.
"Esta promoção
A cidade de Pitangui estava de olhos voltados para si mesma. Em muitos aspectos, continua, em outros, dorme. Sem exagero. Um grupo, influenciado por pitanguienses de volta a casa, depois de anos em lugares distantes, exterior inclusive, resolve sacudir a poeira. E começa pelo aspecto cultural. No sentido estrito, claro.
Era preciso organizar-se juridicamente. Reúnem-se os interessados na ressurreição cultural da terra natal, que dormia há muitas décadas num berço esplêndido. Cria-se e registra-se a entidade. Pitangui foi, Pitangui era... Tudo passado. O Pitaculta (Movimento Pitanguiense de Ação Cultural) trouxe o passado para o presente e projeta o futuro cultural de Pitangui. E com uma diferença: não se ilude, separando a cultura do aspecto econômico. Os mecenas não surgem do acaso e é preciso acenar com alguma espécie de lucro para que as promoções culturais sejam financiadas.
Por isso, o grupo se interessa pelo turismo, pelo lazer, pelo esporte. É preciso fazer a cidade sair do marasmo, ser conhecida, visitada de novo. Chega de foi e de era. Queremos o é e o seremos.
O "Poecontos" é o primeiro passo mais ousado do grupo. Aqui aparecem já os primeiros sinais de progresso. Embora relativamente fraco em termos de divulgação (o grupo tinha medo de não saber fazer bem), o concurso já atraiu escritores no Rio Grande do Sul e Distrito Federal, sem contar os representantes das várias cidades de Minas. Animador, sem dúvida. O presente livro, impresso pela Destaque Edições, no município de Conceição do Pará, se encarrega de perpetuar a primeira promoção extramunicipal do grupo.
Esperamos que agrade. Para o ano, tem mais, se Deus quiser.
Pitaculta"