A ESCRITA NO MUNDO

A ESCRITA NO MUNDO

Escrever é a forma de grafar seus sentimentos num local de fácil acesso, e de recorrer ao registro quando lhe convier. A escrita é feita de desenhos, rabiscos, traços, nas paredes das cavernas, em solo resistente e no próprio corpo do ser humano. Assim são identificadas as raças, as etnias, tribos, entre si e outros habitat do globo. Identificamos os símbolos pelo local encontrado, e apuramos a idade dos registros pela evolução da espécie e da sua cultura.

Os primeiros rupestres encontrados foram nas catacumbas do Oriente Médio, onde se deu a origem da evolução humana. As pirâmides têm farto registro civilizatório. Também são encontrados na América pela civilização Asteca os registros pré-históricos em números sítios arqueológicos, descobertos pelos antropólogos de gerações antigas e modernas.

As evoluções dos seus registros vão desde as esculturas nas rochas, troncos de madeiras, placas de argilas, até a evolução do papiro registrada com tinta e a sua evolução gráfica.

A modernidade traz no seu progresso, o registro falado pela gravação do som proveniente da onda magnética e da vibração do som no oxigênio e no éter, criando o rádio, baseado na pedra de gala. Evoluindo para a válvula encandeceste até o transistor.

Nossa geração contemporânea traz novas invenções, pela televisão móvel à portátil, aos tablets e os celulares.

Assim fazemos hoje em dia, nossos registros emocionais, não mais através das arcaicas grafias rupestres no mundo, mas sim, através dos meio eletrônicos, dispensando até mesmo o papel então visto como substituível.

Para compreensão da escrita e da oratória no mundo da comunicação, necessária se fez disciplinar através de regras, tanto escrita como falada, pela escorreita forma.

Entretanto, quer pela necessidade urgente da interlocução pelo tempo corrido ou pelo registro do pensamento, tem-se usado abreviar sua ortografia, aplicando-se gírias, dialetos e símbolos. Regredindo os usos e costumes para os nostálgicos tempos da caverna.

Somo um devir tal qual filosofou Heráclito.

Chico Luz*

*José Francisco Ferraz Luz, brasileiro, paulistano, casado, advogado, poeta, escritor, pensador, ecumênico, sênior.

CHICO LUZ
Enviado por CHICO LUZ em 31/01/2017
Código do texto: T5898406
Classificação de conteúdo: seguro