CULTURA

O que é cultura?

A cultura é todo aquele que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos dos homens.

Podemos dizer que cultura passa de geração em geração, pois é como uma herança social da humanidade, e um vai passando para o outro.

A cultura está sempre em movimento, porque ela está sempre mudando e se adaptando as novas gerações.

A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo que é a capacidade que os indivíduos têm de mudança de hábitos.

Explique o que é a cultura em ciência sociais?

Para as Ciências Sociais, na qual se enquadram a história, Economia, Geografia, etc., Cultura é o aspecto da vida social que se relaciona coma produção do saber, arte, folclore, mitologia, costumes, sendo assim ela é Um conjunto de ideias, comportamento, símbolos e praticas sociais. Bem como á sua perpetuação pela transmissão de uma geração á outra.

Podemos afirmar que existem pessoas sem cultura?

Não, todas as pessoas tem a cultura Independiente do que ela faz, veste ou acredita., pois ela é influenciada pelo meio onde vive.

Para a Sociologia não existem culturas superiores, nem inferiores, pois a cultura é relativa, designando-se em sociologia por relativismo cultural, ou seja, cada cultura tem seus padrões distintos.

Características da cultura brasileira:

A característica é marcada pela boa música, alegria e a paixão pelo futebol.

Coisas típicas da nossa cultura brasileira são as festas juninas, frevo, carnaval, feijoada, samba etc.

Civilização é o estagio da cultura e da civilidade de um agrupamento humano caracterizado pelo processo econômico,cientifico, artístico, cultural ,etc. Evolui pelas disponibilidades e sua decorrente competição com os demais grupos vizinhos. Recursos naturais e poder bélico determinam a homogeneidade de uma civilização,

A civilização brasileira foi construída por indígenas, portugueses, africanos. Os índios tinham sua cultura e costumes, mas os portugueses os obrigaram a se converterem impondo seus costumes e suas crenças.

Com o passar do tempo as coisas vão se modificando a própria cultura em si. O avanço da tecnologia no caso a industrialização modificou alguns costumes de muitas civilizações. Modificando o modo como as pessoas lidavam com os recursos naturais e até mesmo a forma de poder exercido por exemplo com armas.

Nossa formação deve- se a influencia do ambiente onde vivemos e dos nossos familiares, escola, dos amigos, da mídia etc.

Ou seja, tudo a nossa volta nos influência desde crianças isso determina a nossa língua cultura etc.

Claudia Matos
Enviado por Claudia Matos em 04/08/2015
Reeditado em 07/09/2015
Código do texto: T5334816
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.