A ORIGEM DO NOME MICARETA
A ORIGEM DO NOME MICARETA
Tenho um recorte de 20 anos atrás do jornal A TARDE que guardo comigo, verão o motivo, e que aqui reproduzir para lhes mostrar.
20.02.1994, domingo caderno Lazer &Informação:
“O Brasil inteiro conhece a micareta baiana. Na Bahia são vários os municípios que programam sua Micareta para o período após o famoso carnaval de Salvador. Mas qual é a origem da Micareta? Os mais antigos contam que começou assim:Um verdadeiro dilúvio caiu sobre Feira de Santana durante os três dias previstos para o Carnaval -7, 8 e 9 de fevereiro naquele ano. Não se via um pé de gente na rua e a festa foi um verdadeiro fracasso. Mas ninguém queria se conformar em brincar o Carnaval só no ano seguinte. Foi quando o jornalista Antonio Garcia teve uma brilhante idéia: por que não se fazer uma Páscoa Carnavalesca ainda no mesmo ano, começando no Sábado de Aleluia e só terminando três dias depois? A idéia vingou totalmente e nas ruas, nos clubes e nas sedes das sociedades filarmônicas a anmação foi total.. Apareceram vários outros organizadores. Veio a ano seguinte, 1938. O Carnaval passa sem chuvas e muito animado mas ninguém mais admitia ficar sem a Páscoa carnavalesca.. Uma grande vantagem da festa é que La podia contar também com foliões da capital e até de outros estados. Surgia um segundo Carnaval. Além de Páscoa Carnavalesca a festa era chamada também de Mi-carême. A festa e sua denominação foram ambas contestadas por Ant[onio Garcia, pela impropriedade par denominar uma festa em plena Páscvoa , e porque Mi-carême era uma festa típica francesa, “nada tendo a ver pois com a folia do Momo” O certo é que, apesar dos protestos do jotnalista a denominação Mi-carême foi aceita pelo público, que só mais tarde mudaria sua grafia para Micareta.” Bom , esvrevo eu, o artigo então diz como ficou famosa e relaciona as cidades e os outros Estados como Carnatal, , CarnaGrande (Paraíba) e até um tal MicaSampa.
Quando naquele domingo li essa nota desejei de imediato completá-la com um dado que parece não se sabia: A ORIGEM DO TERMO MICARETA. Escrevi. Em 24.02.1994, no caderno Geral de A TARDE, na coluna” Espaço do Leitor” Passo-lhes em resumo:: A denominação Micarême inadequada não foi mudada para Micareta por simples mudança de grafia, mas sim através de um Concurso aberto ao público para a escolha do novo nome. A historiadora e profa. Hildegardes Vianna nos deu toda a lista dos 10 nomes semifinalistas: REFOLIA, MICARETA, ARLEQUINADA, 1ª FESTA OUTONAL, MASCARADA, BICARNAVAL, PRECARÊME, BRINCADEIRA e REMATE. Nas finais Refolia e Micareta se pegaram. No dia 5 de abril de 1935 os jornais traziam o resultado. O vencedor foi o Sr. Carlos Alberto de Carvalho (meu avô !...)
Hoje em dia as Micaretas já se acabaram , menos a de Feira de Santana. Também as dos Estados, existindo apenas o Pré-Caju, em Sergipe. Sabemos porquê:
É que hoje o Carnaval não é mais a Festa do Povo, é a festa dos artistas que nele se apresentam e se estes não acharem vantajoso irem para as cidades pequenas então não tem festa. Sair fantasiado atrás de batucadas e blocos pulando, paquerando, não tem encanto nem graça. Ninguém quer !