Criatividade – Uma solução de Problemas

A Criatividade é uma importante arma para um publicitário, mas suas origens não veem de uma ideia por acaso (a chamada inspiração) e sim da localização do problema.

Segundo Roberto Menna Pena a criatividade não é um surgimento de um produto de uma ideia espontânea como aparecimento do arco-íris como, por exemplo, um poeta que só cria uma poesia quando está inspirado, mas com uma definição precisa a criatividade é parecida com uma solução de problemas. A criatividade só permanece, demonstra a vista de um problema e aplicação para este. Neste ponto podemos ver que não existe criatividade sem um problema indicativo, por exemplo, várias pessoas queriam poder acessar a internet em várias localizações sem ter que usar as fibras de ótica eis um problema, com isso foram inventadas algumas soluções como WI-FI e dispositivos moveis que acessam a internet.

Muitos se perguntam como uma pessoa comum tem uma ideia tão criativa, a reposta é simples, ele pensa no problema. Está pessoa estuda, pensa, namora se insere no problema, investe tempo buscando uma solução, logo vemos que a criatividade perde todo o estilo de inspiração quando se vê que grande parte da importância criação é visualizar de primeira e pensar o problema, por exemplo, os sumérios precisavam beber cerveja evitando o consumo de subprodutos consequentes do processo da fermentação e eles pensando neste problema eles inventaram o canudo que hoje é bastante utilizado por todos para ingerir qualquer espécie de bebida.

Podemos pensar que a criatividade é de quem soluciona o problema, como aquelas palavras cruzadas que veem nas revistas de passatempo, mas na verdade é de quem a estabeleceu, de quem a localizou, por isso o problema tem o nome do seu criador ou de a encontrou, por exemplo, o nome Doença de Chagas vem de quem encontrou a doença Carlos Chagas.

Como foi dito anteriormente a criatividade é uma solução de problemas sendo que muito de sua importância está justamente em descobrir o problema, por isso que Karl Marx declara que os problemas só surgem quando estão presentes todas as condições para solucioná-lo, porém ele não garante que quem procura irá fatalmente achar, mas, pelo menos, que quem procura, procura o que existe, o que já pode ser achado. Sendo que este problema pode ser prático ou psicológico (muito usado na propaganda) como, por exemplo, ao utilizar de um tênis da Nike o consumidor deste sente-se um atleta, mas sempre notificando a formula solução/problema. Só que no mundo contemporâneo cada vez mais capitalista onde o lucro é cada vez mais valorizado, hoje está se criando problemas com as possíveis soluções tendo um exemplo bem claro disso é a moda, hoje com intermédio das celebridades cria-se um problema de seguir os famosos e está inserido naquela moda e uma solução deste problema é comprar e utilizar o que a celebridade utiliza seja uma roupa ou acessórios.

O importante é que podemos ver é o casamento do problema/solução.

A partir deste texto podemos ver que a criatividade é fenômeno que surge de repente e sim é fruto de estudo e tempo, sendo que a criatividade é uma solução de um problema que pode ser prático, psicológico ou inventado, é como diz Miguel de Unamuno "Que me dêem uma nova ideia qualquer, sobre qualquer coisa, e ela mesma me dirá para que serve." .