BRASIL DO DESCOBRIMENTO À INDEPENDÊNCIA

     O Brasil era uma colônia de Portugal, visto dizer a história, por ter sido descoberto pelos portugueses. Ele estava absolutamento sob o domínio político, social e econômico de Poortugal.
     Esse período colonial está dividido nas categorias: pré-povoamento, ciclo da cana-de-açúcar e ciclo do ouro. A economia era classificada pelo latifúndio, monocultura e principalmente pela mão de obra dos escravos.
     Antes dessa fase colonial, o Brasil esteve por muito tempo no convívio econômico e básico do pau-brasil.
     As capitanias trouxeram sérios problemas. Nada se equivaliam as relações econômicas e políticas entre os donatários e a coroa portuguesa. Houve conflitos com os indígenas do litoral nordestino por posse de terras, com a chegada dos primeiros donatários das capitanias. Índios e portugueses conflitando, ficou registrada a grande mortandade de índios e até por epidemias.
     Vieram depois as invasões francesas (lideradas por Napoleão Bonaparte), invandindo Portugal, obrigando que D.João VI viesse para o Brasil. Depois foram as holandesas (Maurício de Nassau), interessados no comércio de açúcar.
     As bandeiras e bandeirantes ampliaram o território brasileiro e também do Tratado de Tordesilhas. Em Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás encontraram as primeiras minas de ouro.
     Períodos da História do Brasil:
     1500- DESCOBRIMENTO
     1573- DOIS ESTADOS
     1709- EXPANSÃO ALÉM DO TRATADO DE TORDESILHAS
     1789- INCONFIDÊNCIA MINEIRA
     1822- INDEPENDÊNCIA
     Em 9 de janeiro de 1822, a corte portuguesa exigia o retorno de D.Pedro (príncipe regente) para Portugal. Os portugueses queriam recolonizar o Brasil e com a presença de D.Pedro era impedido este ideal. Não obedeceu e proclamou:- "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico" -(Dia do Fico)- Após este dia, nenhuma lei de Portugal foi colocada em vigor sem "o cumpra-se", ou seja sem uma aprovação e e o futuro imperador do Brasil (D.Pedro) incentivava os brasileiros para a luta pela independência.
     O príncipe D.Pedro em uma viagem à Minas Gerais e São Paulo, com o objetivo de acalmar setores da sociedade que acreditava numa desestabilização social. Durante esta viagem, D.Pedro recebeu outra carta de Portual. Nela constava a anulação da "Assembléia Constituinte" exigindo a volta imediata dele  para a metrópole. Ele estava bem próximo do riacho do Ipiranga-SP-. Levantou a espada e gritou:- INDEPENDÊNCIA OU MORTE". Era 7 de setembro de 1822. No mês de dezembro de 1822, D.Pedro foi declarado imperador do Brasil.
     Este fato histórico não provocou rupturas no Brasil. O povo mais pobre e humilde  não acompanhou e nem entendeu o significado da independência. Toda estrutura agrária continuou a mesma, a distribuição de renda continuou desigual e a escravidão se manteve.
     A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL marcou o fim do domínio português e a política teve a sua autonomia. Muitas pessoas morreram durante tentativas anteriores, na luta e na busca desse ideal pela independência. Aqui, podemos citar o caso de Joaquim José da Silva Xavier (TIRADENTES), executado e morto pela coroa portuguesa, durante o processo da Inconfidência Mineira.
     Nos dias atuais os  brasileiros comemoram este fato histórico, continuam defendendo a LIBERDADE de um BRASIL livre e democrático.
                                   
                  
        

  

Pesquisador:
Prof.Roangas-Rodolfo Antonio de Gaspari-

     
roangas
Enviado por roangas em 07/09/2010
Reeditado em 09/08/2011
Código do texto: T2483951
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.