O MISTÉRIO DO PENSAMENTO.
"O pensamento parece
uma coisa àtoa mas como
é que a gente voa quando
começo a pensar" ( Caetano )
Um dia um recantista teimou comigo que primeiro a gente faz as coisas e depois é que a gente pensa. Sim, um colega recantista, Aí eu perguntei : Mas...como assim ? E ele : Ah...eu fiz sexo com minha garota , ela ficou grávida e só depois disso é que eu fui pensar na "fria" que eu entrei.
Bem , como você ,leitor , analisa essa fala ???
PENSAMENTO : Sem querer ser injusta , crei que , na Universidade eu tive o melhor Professor de Psicologia que existiu (im memorian) . Daí eu me enfeitiçar por ela e quase que eu faço o curso de Psicologia Pura e depois me aperfeiçoaria na Psicologia Aplicada ao trabalho. Meu mestre me disse que eu tinha vocação pra isso. Não fiz e...parti para a Filo.
O Pensamento é uma atividade mental que envolve a manipulação de símbolos , sinais, conceitos ou idéiassimbolicamente representados . Então o caso do rapaz que engravidou a moça e só depois ele foi pensar ? E antes o pensamento dele estava em "greve"?Ou ele usou o "pensar" em outra situação ou ele confundiu o pensar científico com o pensar como resolver o problema ?
PENSAMENTO e linguagem estão intimamente relacionados. E a memória ? Bem se considerarmos a memória como um arquivo , pensamentoé o termo utilizado para descrever as diversas maneiras que temos para recuperatr examinar, combinar e reagrupar as informações arquivadas . A memória , a aprendizagem, o pensamento e a linguagem sçao processos intimamente interligados .
Vou dar um exemplo : existe o fato de que uma palavra nos faz lembrarmos de outras e fazer surgir imagens em nossa mente, da mesma forma que uma percepção pode fazer surgir imagens e também nos fazer lembrar de uma descrição linguística. O vínculo fundamental entre o pensamento e a linguagem está no fato de que aprendemos muito pela descrição nós pensamos pela manipulação interna da linguagem, e o próprio fato de que conseguimos associar corretamente um nome a um objeto é prova evidente de que a nossa memória guarda tanto o nome quanto a representação da coisa.
E então ? O rapaz da moça grávida , pensou depois, durante ou no começo ? Misterioso o corpo humano, não ???
Hoje tem outros estudos , com o advento da neurociência . etc...
Kalena : pensando...pensando...lembrando...o meu amor . Rsrsrs. Beijos.
Outono.Jun.2010