Este Vale a Pena
" A sabedoria ??? Uma GOTA
A IGNORÂNCIA ??? Um OCEANO . ( Não me lembro, neste momento,
o nome do autor . Sorry ).
A especulação que toma conta de um grupo que conversa sobre assuntos mais intelectuais do que aqueles que não nos levam a nada, jogando conversa fora , é o problema da : Felicidade. Especulam como encontrar a felicidade, o que fazer para alcançar a tão almejada fonte da felicidade, etc... Também as queixas : Ahhh não sou feliz ! Ah... não existe felicidade ! A felicdade saõ apenas momentos felizes! E asim , vão os rosários das especulações , daqueles que se acham aptos a teorizar , aqueles que enganam e se fazem de deuses e todo mundo ( todo ???) , acredita , aqueles quese dizem issoe aquilo e não respondem perguntas porque não sabem responder , aqueles que escrevem bobagens com umas palavras que ninguém entende e todo mundo (Todo ??? ) , acham e , o pior, acreditam que é um sábio... etc... E tem também a teoria daqueles que não acreditam em nada , não procuram entender , vivem se lastimando , vivem choramingando que não são felizes , que a vida não tem sentido , que é infeliz no amor, nos negócios , etc...etc...
Em compensação , tem grupos de Pesquisadores sérios , Cientistas , de fato, Estudiosos que vivem debruçados sobre livros e livros , frequentam Congressos , Estudam em idôneas Universidades , enfim , aqueles que não são "sábios" , nem venerados , mas que sabem muito , procuram o porquê de tudo , CIENTIFICAMENTE e não ficam aí dando uma de ... nem sei.
No Brasil , isso é muito comum , ficarem dando palpites como se fossem os Salvadores da humanidade. E, o PIOR é que acreditam e fomentam , isso.
Para nossa "felicidade" existem grupos com pós doutorados , aqui e, no exteror que discutem as décadas do cérebro e do comportamento e teem aberto as portas para examinar a biologia do prazer e da felicidade , bem como, da depressão e da ansiedade . O autor questiona se "pode a ciência dar-nos respostas para questões tão antigas quanto aquela sobre o quê , realmente, determina e mantém um alto nível de bem-estar?."
Relacionando riqueza material e bem-estar subjetivo, assim como a felicidade e religião , felicidade e personalidade, felicidade e personalidade , felicidade e relaconamentos, entre outros, estabelece a SERIEDADE com que a CIÊNCIA discute tal tema , em oposição à ignorância dos livros de auto-ajuda que se propõem, negavamente,a fazer o mesmo : falando muitas coisas que não são científicas.
Como agir e discernir , PENSAR ??? Infelizmente , habituados que estamos a receber receitas prontas ( algumas fajutérrimas ) e
milagrosas sobre a felicidade , este LIVRO nos faz dar as costas a
oportunismos e misticismos que nos prometem, ILUSIORIAMENTE ,
uma vida plena de satisfações , sem que para isso, precisemos fazer
nada. Faz-nos também , PENSAR sobre sermos mais felizes por querer-mos tudo o que temos, do que ficarmos buscando, incessantemente,o que não temos.
O LIVRO ? " Como ser feliz ?" de José Aparecido da Silva
Veja que o nome do livro Não Afirma. Ele INTERROGA. !!!
KALENA , sempre pensando e agindo...
Outono.Abr.2010