ANÁLISE TEMPORAL DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DA ÁREA A MONTANTE DO RESERVATÓRIO COREMAS-MÃE D’ÁGUA

ARAÚJO, Derick Abrantes de A.1 (derickabranes@hotmail.com); SOUZA, Mariana Dominique de Alencar1 (mariana.dominique@hotmail.com); SALES, Luís Gustavo de Lima2 (lglsales@ccta.ufcg.edu.br);

1 Graduandos do curso de Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, campus Pombal – PB

2Professores da Unidade Acadêmica de Ciências e Tecnologia Ambiental do CCTA/UFCG

RESUMO

Devido ao crescimento desordenado da população, houve mudanças tanto na sociedade em si quanto no meio em que vivem. O acompanhamento dessas mudanças é importante para que as políticas públicas sejam eficazes, servindo de forma benéfica na relação sociedade-meio ambiente.Estudos referentes ao uso e ocupação do solo de uma região tem grande relevância, pois facilita a compreensão do espaço e uso do mesmo. O objetivo deste trabalho é utilizar técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto, para estudar a evolução da dinâmica de alteração do uso e ocupação do solo, num período de trinta anos, através de uma análise temporal ao longo da área à montante do reservatório Coremas-Mãe D’água, localizado no sertão da Paraíba. Através do programa QGIS, foi utilizado o plugin SCP, para classificar as imagens, obtendo dados e informações importantes que foram divididos em categorias como: água, vegetação, agricultura, solo exposto, entre outros. Através dessas imagens e nos dados obtidos, foi feita a análise temporal do uso e ocupação do solo.

Palavras chave: Sensoriamento remoto. Processamento de imagens.Recuperação ambiental.

1. Introdução

Com os avanços tecnológicos e industriais, a sociedade sofreu grandes transformações relacionadas à sua forma de pensar e agir. O crescimento populacional desordenado é uma consequência desses avanços e tem se agravado com o passar dos anos, afetando a população em diversas áreas.

Tal crescimento provoca mudanças tanto na sociedade em si quanto no meio em que vivem. O acompanhamento dessas mudanças é de fundamental importância para que as políticas públicas que interagem com os interesses sociais e ambientais sejam eficazes e que venham a servir de forma benéfica na relação sociedade-meio ambiente.

Deste modo, estudos referentes ao uso e a ocupação do solo de uma região tem grande relevância, pois facilita a compreensão do espaço e do uso deste espaço, como também a administração dos municípios pelos seus gestores, ordenação da espacialização, visando sempre o bem-estar público e a sustentabilidade ambiental.

Em uma visão moderna de mundo e de gestão de território, toda ação referente ao planejamento, ordenação ou monitoramento do espaço deve conter em suas atividades a análise dos mais variados componentes do meio, incluindo o ambiente físico-biótico, a ocupação humana e as inter-relações entre eles.

Desse modo, o conceito atual de desenvolvimento sustentável estabelece a necessidade de realizar uma análise abrangente dos impactos no ambiente que esteja associada às ações de ocupação do território. Para a elaboração integrada desses projetos e para a obtenção de dados mais precisos e de forma rápida, uma das soluções é o uso de sistemas computacionais capazes de organizar, em bancos de dados, as informações previamente georreferenciadas.

Desse modo, o Geoprocessamento torna-se um conjunto de ferramentas capaz de reunir a cartografia, o armazenamento de dados, permitindo que se faça o tratamento e a análise dessas informações, tudo isso de forma integrada, através de programas computacionais relacionados a um Sistema de Informação Geográfica (SIG).

[...] é um sistema constituído por um conjunto de programas

computacionais, o qual integra dados, equipamentos e pessoas com objetivo de coletar, armazenar, recuperar, manipular, visualizar e analisar dados espacialmente referenciados a um sistema de coordenadas conhecido. FITZ, (2008).

Através da utilização de um SIG é possível elaborar um diagnóstico socioambiental de uma determinada área de estudo, através da criação e monitoramento de um banco de dados. Mais que isso, o uso integrado de planos de informações permite que esse diagnóstico seja preparado de forma que as interações entre temas sejam claras e construtivas. Entenda-se aqui temas como cada característica da área a ser analisada, como por exemplo: tipo de solo, clima, corpos hídricos, vegetação e ocupação, dentre outras.

O uso e ocupação do solo impactam as características de um reservatório, o que pode ser monitorado por técnicas de geoprocessamento e de sensoriamento remoto. De acordo com Cardoso (2004) sensoriamento remoto e geoprocessamento constituem-se em técnicas fundamentais para a manutenção de registros do uso da terra ao longo do tempo.

Conforme Tucci (1993) a análise de características, como cobertura vegetal, topografia, drenagem e tipo de solo, permite chegar ao uso racional e adequado de uma área.

O presente trabalho fará o uso de algumas dessas técnicas com o intuito de estudar a evolução da dinâmica de alteração do uso e ocupação do solo, através de uma análise temporal, da área a montante do reservatório Coremas-Mãe D’água, localizado no sertão da Paraíba. Portanto, estabelecer uma análise espaço-temporal comparativa das mudanças geradas pelo uso e ocupação do solo ao longo da área a montante do reservatório Coremas-Mãe D’água num período de trinta anos (1987 – 2017) será o objetivo deste trabalho.

2. Metodologia

O estudo será desenvolvido na área a montante do reservatórioCoremas-Mãe D’agua, situado na microrregião do Piancó, cidade de Coremas, no estado da Paraíba.

De acordo com os dados da Aesa, o açude de Coremas tem capacidade para armazenar 591.646.222 metros cúbicos de água. Já o açude Mãe D'água, tem capacidade para 567.999.136 de metros cúbicos.

Adelimitação do reservatório será feita com a utilização do software QGIS em sua versão 2.14.14 em conjunto com o plugin SCP (Classificação Supervisionada de Imagens).

O Semi-AutomaticClassificationPlugin(SCP) é um plug-in de código livre que foi desenvolvido como complemento para o programa QGIS, sua principal função é a classificação semi-automática (também conhecida como Classificação Supervisionada) de imagens orbitais de sensoriamento remoto, que se utiliza de ferramentas e técnicas para levantar dados, informações e imagens gratuitas da superfície terrestre, com o propósito de melhor compreender seus aspectos.

Com este plugin é possível fazer o download de imagens Landsat (nomenclatura de um programa de satélites de observação da Terra, de origem Norte americana)diretamente pelo QGIS 2.14.14, onde seguiremos para o processamento da nossa imagem. Imagens Landsat devem ser ajustadas para a reflectância de superfície, assim como deve-se realizar a correção atmosférica antes do início dos processos.As imagens que utilizaremos serão dos satélites LandSat 5 TM e Landsat 8 OLI/TIRS.

Ao iniciar a nossa classificação de imagem, definiremos categorias de interesse por meio da seleção de amostras, que serão, por exemplo: água, vegetação, agricultura, solo exposto, entre outros.

Serão então criadas as áreas amostrais de forma rápida, denominadas, estas, de RegionsofInterest (ROI) que são salvas em formato shape. Após isto, teremos a nossa imagem classificada.

Baseado nas imagens e nos dados obtidos, é feita a análise temporal do uso e ocupação do solo na área a montante do reservatório Coremas-Mãe D’água.

3. Resultados e Discussão

Após o processo de classificação da imagem, tornou-se capaz de realizar uma melhor análise através dos nossos resultados, que são novas imagens classificadas nos parâmetros: água, solo exposto, vegetação e área urbana. Assim,podemos ter uma visão mais simplificada do que está presente no espaço e qual a sua dinâmica no decorrer de 30 anos.

4. Conclusões

É notável uma enorme redução do volume total de água presente no reservatório. Esse fato deve-se a vários fatores como a superexploração doseu volume, alterações climáticas na região etc.

O gráfico abaixo nos mostra tal redução ao longo de 7 anos dentro do nosso período de análise.

Fonte: AESA / DNOCS / CAGEPA

Outro fator importante que podemos observar nas imagens 1 e 2 é uma grande perca da área de cobertura vegetal e o consequente crescimento das áreas com solo exposto.

Para os fatores anteriores, o último, que é o processo de crescimento das áreas urbanas, é o que mais afeta na dinâmica do cenário.

A urbanização corresponde ao processo de transformação dos espaços rurais em espaços urbanos, com o crescimento das cidades e das práticas inerentes a elas, como as atividades industriais e comerciais.

5. Referências

MOREIRA, M.; SOUZA, V.; TEIXEIRA, D.; KOOP, K. Análise do uso e ocupação do solo da microbacia do Ribeirão Cachoeira em Brazabrantes – GO. XVIII – Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. INPE Santos – SP, Brasil. 2017.

CENTENO, J. A. S. Sensoriamento Remoto e Processamento de Imagens Digitais. Curso de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas/UFPR,209p., 2004.