Quimica orgânica

RESUMO SIMPLIFICADO DA QUÍMICA ORGÂNICA

CARBONO-“O ÁTOMO DA VIDA”

Todas as coisas que possuíram, possuem ou possuirão vida tanto animais ,como plantas,são compostas por CARBONO e HIDROGÊNIO.

É a união perfeita de átomos que se unem em Cadeias Carbônicas (Propriedade do Encadeamento), formando com outros elementos, tanto eletro negativos como também eletro positivos , ligando-se a um número restrito de elementos pelos seus quatro elétrons da camada (Tetravalência ou Tetracovalência). Estas propriedades levam o CARBÔNO HIDROGENADO, junto com o OXIGÊNIO E O NITROGÊNIO (elementos organógenos ou organogênicos-CHON). Formando a maioria das coisas que existem em nosso mundo.

A evolução da QUIMICA ORGÂNICA melhorou em muito a qualidade de vida do homem, plásticos, combustíveis, insumos agrícolas, materiais, remédios. Desde Berzelius e sua Teoria da Força Vital, desmentida por Wolher seu pupilo, onde se extraiu uréia, que era só encontrada na urina de animais, de uma substância inorgânica, o cianato de amônia (CNH4), sintetizou-se de tudo.

Até as rochas foram digeridas por liquens se transformando em solos férteis gerando vida. O Petróleo e seus derivados, os aminoácidos, vitaminas, entre muitos possuem CARBONO.

Quando uma substancia é formada de carbono e hidrogênio ela é chamada de ORGÂNICA, vem de organismo vivo, quando o carbono vem sem o hidrogênio a substância é chamada de ELEMENTO DE TRANSIÇÃO, exemplo o CO² (dióxido de carbono), então nas fórmulas moleculares é fácil identificar se uma substância é o orgânica , ela tem que ter CH na sua estrutura.

Quando um substancia não possui carbono, mas só hidrogênio, também não é Orgânica. Ex: sal (Na Cl) cloreto de sódio, cloro (Cl), sódio (Na).

Os hidrocarbonetos são formados exclusivamente por CH. Exemplos: Alcanos (gás natural e de Cozinha, gasolina) .

Existem o Haletos Orgânicos, que é quanto o C e H se unem com o I (iodo), Cl (cloro), Br (bromo),F (flúor).

Ocorrem também Funcões Oxigenadas- Álcool, fenóis, éter, aldeído, cetona, ácidos carboxílicos, éster.

Com nitrogênio formam as Funções Nitrogenadas-

Amida, amina e o nitrilo.

Gleicy Soares
Enviado por Gleicy Soares em 01/05/2017
Código do texto: T5986521
Classificação de conteúdo: seguro