Um dos motivos dos gregos não terem desenvolvido o cálculo diferencial é sua ojeriza em conceber o infinito. Sabiam que não existe infinito mas não perceberam que pra efeito de cálculo é necessário essa abstração. Assim como manipulando números imaginários se chega a resultados reais.

Uma das evidências notórias da debilidade do intelecto humano é a de conceber o universo como infinito. Se nasceu duma explosão, o símile "big-bang", não pode ser infinito. Pois se teve um começo não é infinito. A grande explosão foi gerada pelo colapso duma supernova factível, que gerou um buraco-negro, que gerou por sua vez um universo onde foram jogadas toda a matéria e energia sugadas dum universo maior. Obviamente essa quantidade de matéria e energia não são meramente infinitos.
O infinito só existe - de fato - na matemática, não ainda na física
Portanto também não existe o zero, pois:
 
                                                     1/0 = ∞
                                          1/∞ = 0

E temos a tendência a imaginar todo fenômeno como contínuo, mas a continuidade não existe na física, só na matemática. Um filete d'água não é um fenômeno contínuo, com partículas e sub-partículas ao infinitamente pequeno. No mundo físico tudo é formado de partículas e mesmo a luz, pacotes de energia contínua ou descontínua. Tudo é quântico. A continuidade é aparente. Uma imagem cinematográfica, por exemplo, é só composta duma série de fotos. Não é contínua como parece ser.

Os gregos estavam certos em dizer empiricamente que o átomo é indivisível. Porque se for dividido se transforma noutra coisa. Meia barra de ferro é uma barra de ferro menor. Um quarto de barra de ferro é o mesmo, ainda menor. Mas um átomo de ferro despedaçado não é mais ferro!
Se constatou que o tal espaço vazio não existe per se. Tem de haver partículas que o sustentem.

O infinito não existe. É impossível. Assim também não existe o infinitamente pequeno. O universo seria uma bolha que encerra toda nossa realidade. O que há fora não sabemos imaginar.
A única maneira de se passar dum inter-mundo a um extra-mundo (e vice-versa) é dando um salto. Continuamente não. Da mesma forma que há partículas com velocidade superior à da luz mas pra entrar nessa zona se tem de dar um salto. Não a poderemos atingir aumentando a velocidade continuamente.
Se um filete d'água fosse contínuo não haveria espaço pra contração e expansão. Se tudo fosse um contínuo não haveria elasticidade. Se o universo fosse infinito, a luz e o calor estelar que recebemos seria insuportável, a massa universal seria infinita. Impossível.
Zero e infinito, como entidades físicas, são conceitos religiosos, não científicos      .
                                                         ( .. .)

Trecho integral extraído do site de Che Guavira - quarta feira, 23 de maio de 2012
 
http://cheguavira.blogspot.com/2012_05_01_archive.html


a imagem em gif acima foi extraída de
http://www.humorbabaca.com/ilusoes/infinito
Che Guavira ( Mario Jorge Vargas )
Enviado por Jurubiara Zeloso Amado em 20/11/2016
Reeditado em 20/11/2016
Código do texto: T5829464
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.