China testa ônibus que trafega por cima dos carros
Fonte: Yahoo / Reuters


A China realiza os primeiros testes de um veículo elevado que trafega por cima de carros e motos passando pelas ruas. A ideia tem tudo para substituir, a princípio, os tradicionais ônibus e com isso diminuir, pelo menos um pouco, o trânsito intenso. 

A melhor notícia para os brasileiros é que, segundo a agência chinesa de notícias Xinhuanet, o país mostrou interesse em usar a tecnologia. 

Nesse primeiro teste do veículo, chamado TEB-1 (sigla para Transit Elevated Bus, ou ônibus de trânsito elevado), foram avaliados sistema de freios, aceleração e consumo de energia, de acordo com a Xinhuanet.

Os testes iniciais aconteceram no norte da China, na província de Hebei, na última terça-feira (2). O modelo em uso era capaz de transporte até 300 passageiros. Ele tem 22 metros de comprimento e 7,8 metros de largura.
O projeto havia sido inicialmente mostrado em uma feira chinesa, a China Beijing International High-Tech Expo. Na ocasião, os engenheiros afirmaram que os custos de implementação são equivalentes a 1/5 do que seria gasto com metrô, por exemplo.
Além do Brasil, a agência cita outros países interessados no veículo, eles são França, Índia e Indonésia.
Fotos: Reuters