Avião midiático (parte 3)
Uma lição de komunikologia (Fly three)
O símbolo da cruz começa sua jornada com a crucificação de Jesus Cristo. Paulo percorre o mar Mediterrâneo anunciando as Boas Novas, divulgando a cruz e o cristianismo. As Cruzadas em nome de alguns, promoveram massacres em nome da religião. A cruz do bem e do mal, a cruz e a espada, pelo bem e pelo mal. Tudo depende do posicionamento e uso das duas retas cruzadas. Empunhando como espada para uma batalha, ou estampando como uma cruz para a religião.
Portugueses e espanhóis com mastros em forma de cruz atravessaram o oceano em busca de novas terras, novas ideias e novas conquistas. Os primeiros portugueses aviadores estamparam a mesma Cruz de Cristo que foi estampada nas caravelas, os símbolos do cristianismo navegaram estampados em caravelas e naus. Nas caravelas e naus elas foram estampadas em suas velas, e nos aviões em suas asas e lemes.
Assim como os portugueses foram pioneiros na navegação marítima em descobrir novas terras, também foram pioneiros na navegação para atingir as mesmas terras, um dia descobertas. O espírito de aventura e de conquista parece estar no sangue português. Primeiro navegaram por mares nunca antes navegados, depois por ares nunca antes voados.
Das naus marítimas chegaram-se as naus aéreas, da navegação marítima a navegação aérea. A cruz alçou voo, com ajuda de Santos Dumont ela voou. A cruz viajou estampada nas velas das caravelas que foi impelida pelos ventos, facilitando o deslizar dos barcos, sobre as águas. A cruz sustentada pelo ar, correndo contra a direção do vento voou.
A navegação marítima deixou legados à navegação aérea. Um conhecimento adquirido e formado pela navegação. Normas e critérios de navegação, visando segurança e conforto no voo. A começar pela tripulação que conduz e dirige a nau, com o capitão ao seu comando, e o leme que define uma direção. A denominação dos lados da embarcação ou da aeronave, e a codificação de luzes que determinam o lado esquerdo e o lado direito, da embarcação e do avião, foram preservados. (Kommunikologie II http://komunikologie.blogspot.com.br/2013/10/kommunikologie-ii.html). O porto e o aeroporto são os pontos que marcam seus destinos e partidas, seus embarques e desembarques, seus abrigos aguardando uma nova viagem, ou uma melhoria das condições de tempo.
Símbolos e siglas em cartas de navegação aérea facilitam a localização de aeródromos: aeroportos e pistas. Direcionamento de pistas e a distinção entre aeroportos militares ou civis, de uso particular ou comercial. Códigos e siglas em
mensagens entre o avião e os sistemas de controle de trafego aéreo tornam mais seguros os voos.
Luzes avistadas por um navio indicam um povoamento. Sinais de luzes indicam o início da pista de pouso. Sinais na pista indicam um espaço para aeronave tocar o solo, e um espaço para reduzir a velocidade até parar. Grandes e pequenos aeroportos possuem símbolos e siglas espalhadas pelas pistas de pouso e pistas de manobra. Símbolos que orientam comandantes a chegar ao terminal de passageiros e/ou cargas. A navegação marítima se utiliza de boias coloridas para emitir uma informação para a embarcação, para que chegue ao local de carga e descarga.
Um profissional experiente em manobras no porto acompanha o navio até o ponto de atracação. Durante as manobras de taxi no pátio do aeroporto, um funcionário com duas bandeiras, nas mãos, ou duas lanternas, faz sinais para orientar a manobra de parada, e estacionamento da aeronave. Avião estacionado, rodas calçadas, outro funcionário fala diretamente com o piloto, por um comunicador baixado de bordo para o solo, tal como a ave que Noé soltou. Antes de abrir as portas e qualquer desembarque, informações são trocadas, na pista entre a tripulação e a equipe de operação e manutenção. Só depois da confirmação de mensagens, recebidas por um pássaro que trouxe um ramo vegetal é que Noé abriu as portas da arca.
Navio atracado e amarrado, então sobem representantes da saúde e da receita para obter informações de bordo e levar notícias da terra.
No terminal de passageiros, do aeroporto, telas com siglas e números informam chegadas e partidas, com horários, numero do voo e nome da empresa aérea. No terminal de passageiros de um porto, o volume de viagens pode ser mais reduzido, assim como as informações expostas.
Rio de Janeiro, 06 de outubro de 2014.
Roberto Cardoso Desenvolvedor de Komunicologia
Texto disponível em:
http://forumdomaracaja.blogspot.com.br/2014/10/aviao-midiatico-parte-3.html
http://arquivomaracaja.blogspot.com.br/2014/10/aviao-midiatico-parte-3.html
Avião midiático (parte 1)
http://www.publikador.com/tecnologia/maracaja/2014/09/aviao-midiatico-parte-1/
http://komunikologie.blogspot.com.br/2014/09/aviao-midiatico-parte-1.html
Avião midiático (parte 2)
http://www.publikador.com/tecnologia/maracaja/2014/09/aviao-midiatico-parte-2/
http://komunikologie.blogspot.com.br/2014/09/aviao-midiatico-parte-2.html