A construção do conhecimento (9)
O conhecimento e a informação estão nas ruas e nas calçadas, quem circula pelas ruas da cidade, a selva de pedra, adquire uma variedade de conhecimentos, tal como os homens denominados de primitivos. Aqueles homens primitivos saiam das cavernas, local onde se protegiam, para ir à caça ou à pesca, e para coletar frutos e alimentos silvestres. Com alguns saberes e sabores adquiridos, puderam entender e compreender que algumas plantas ou ervas, minerais ou animais podiam o favorecer em alguma enfermidade, e ate mesmo melhorar ou modificar sabores. Os gostos individuais de cada um os levaram aos saberes, construídos individualmente.
Hoje o homem denominado civilizado, sai de casa, tal como o outro que saia da caverna. Enfrenta as ruas e avenidas em busca de um mercado, um açougue, padarias e mercearias, com algum conhecimento de enfermidades e patologias, procura uma farmácia. Pode sair deambulando ou a bordo de um carro que substitui seu cavalo e sua armadura, ou seu jegue e seu gibão. Os carros reduzem as distancias e protegem cargas e passageiros, evita infortúnios pelos trajetos, simboliza poder e segurança.
O Brasil não viveu as idades dos metais, quando se forjava metais criando ferramentas e proteções, armas e escudos. Mas viveu e ainda vive a época do couro, produzindo artefatos à base de couro, para enfrentar o sertão e a caatinga, com seus espinhos e galhos retorcidos em arvores de pouca altura. Enquanto o homem da cidade corre com seu carro, com vários cavalos de potencia, pelas avenidas driblando o tempo e os obstáculos, o sertanejo corre com seus animais de carga e montaria pelas caatingas com gibão, gingando de xique-xiques, mandacarus e juremas.
Komunicologia: supermercados e hipermercados acolhem comércios, grandes, médios e pequenos, em um mesmo endereço, mesmo imóvel. Todos procuram criar sua identidade visual, suas marcas e logomarcas, seus tipos e logotipos. Em fachadas de shoppings, logomarcas são expostas para o cliente que transitando, pelas avenidas saiba que lojas podem ser encontradas naquele estabelecimento. Apropriam-se de cores que despertam interesses, de fome e de sede, gastronômicos ou consumistas.
Símbolos desde os mais simples aos de formas e cores variadas também podem passar uma informação, onde entender e compreender, sem a necessidade de saber ler ou escrever, bem como uma compreensão de um idioma. Há símbolos universais, de compreensão universal. E a informação está nas ruas, com ou sem o uso de alguma letra e nem sempre com o uso de alguma palavra. Tal como escoteiros se utilizam de símbolos feitos com galhos para deixar informações pelos caminhos e atalhos.
Depois das ruas, em um estacionamento também é possível ter contatos com símbolos que indicam os sentidos das vias de transito do estacionamento, as vagas destinadas a idosos ou pessoas com mobilidade reduzida. Localização dos carrinhos de compras, equipamentos de acessibilidade, acessos ou passagens para pedestres.
Grandes totens em estrutura metálica são instalados à frente de imóveis comerciais, onde se colocam marcas e logomarcas indicando e induzindo quais produtos e/ou serviços podem ser encontrados ali. Estabelecimentos comerciais, que já estão
organizados e estabilizados, desde suas matrizes em outros países, têm sua logomarca e logotipo conhecidos e reconhecidos internacionalmente. Um bom exemplo é a letra “C” vazada entre duas figuras coloridas formando as cores da bandeira francesa. Supermercados de origem nacional utilizam pictogramas de significado internacional, para que o turista ou visitante estrangeiro e ate mesmo os nacionais, possam tem um conhecimento prévio do que pode ser encontrado naquele estabelecimento comercial.
Os estacionamentos de shoppings e supermercados normalmente são divididos em cores e setores que se diferenciam por cores, letras e números. Em shoppings com vários andares também são utilizadas cores que diferenciam os andares, nos corredores, e mapas de localização espalhados, em pontos estratégicos. Locais para informações, posto médico, hidrantes e saídas de emergências, todos com símbolos, pois nas urgências e emergências não há tempo de parar e ler o que esta escrito.
Pelos corredores de acessos nas frentes de caixas dos mercados, símbolos indicam onde guardar pertences, para que lados estão localizados os sanitários, onde ficam os bancos ou caixas eletrônicos, loterias e farmácias. Espaços destinados a lanches, com lanchonetes, pizzarias e sorveterias. Tudo com o mínimo de uso de frases ou expressões, tudo tende ao uso de símbolos e direções. Símbolos com tamanho significado, que bastando setas e símbolos de serviços disponibilizados. Dentro dos mercados, corredores são numerados e coloridos, com placas posicionadas a uma determinada altura para que possam ser avistada e compreendida a uma distancia razoável, que produtos estão expostos em determinado corredor.
Entre as grandes redes de supermercados e hipermercados de Natal/RN, um deles é cria da terra. Outros, já são marcas consagradas internacionalmente. Um visitante nacional ou estrangeiro poderá avistar de longe a marca internacional, o totem sinalizador da multinacional na avenida ou marcado em mapas turísticos. Basta o seu símbolo para saber que produtos são oferecidos ali. Adaptando-se e antecipando-se ao fato, do fluxo turístico, a rede nordestina incluiu pictogramas junto a sua marca, identificando os tipos de produtos encontrados e oferecidos no estabelecimento. Mapas turísticos já indicam agencias bancarias utilizando símbolos do banco.
Um conhecimento pode ser obtido e armazenado no cérebro, uns com mais facilidade e outros com menos. O cérebro funciona como um HD. Os conhecimentos vivenciados são os melhores de serem armazenados, pouco menos os decorados, repassados pela oralidade e pela escrita, que demandam conhecimentos anteriores. Em caso de duvidas ou esquecimentos é possível recorrer a anotações ou quem possa informar de pronto, os HDs externos.
É muito comum observar em mercados “super” ou “hiper” pessoas em ligação telefônica, acessando a uma informação remota, ligando para casa, para o trabalho, ou outro ambiente, para obter mais detalhes sobre um produto a ser comprado. O celular permite um contato com um ambiente original de laços afetivos ou profissionais, onde se encontra alguém que detém um conhecimento a respeito do produto desejado.
FIM (9)
Entre Natal e Parnamirim/RN ─ 10/11/2013 Jornal de HOJE Roberto Cardoso (Maracajá)