EXISTÊNCIA DE VIDA EXTRATERRESTRE
Segundo novos cálculos feitos por Duncan Forgan, um astrofísico da Universidade de Edimburgo, na Escócia, existem civilizações inteligentes fora da Terra e elas poderiam estar presentes em até quase 40 mil planetas.
A idéia de que nós somos os únicos seres inteligentes num cosmos de cem milhões de galáxias é tão absurda que nos dias de hoje quase ninguém a leva a sério. Aos poucos as novas descobertas da ciência estão ajudando a solucionar partes desse grande mistério.
A descoberta de mais de 330 planetas fora de nosso sistema solar nos últimos anos, ajudou a redefinir o provável número de planetas habitados por alguma forma de vida, segundo um artigo de Forgan publicado na revista especializada International Journal of Astrobiology.
Pesquisadores apresentam estimativas de formas de vida fora da Terra com frequência, mas é um processo quase que de adivinhação - estimativas recentes variam entre um milhão e menos de um - o número de planetas com alguma forma de vida.
Em relação à existencia de forma de vidas inteligentes, também é um processo de adivinhação. As atuais pesquisas estimam que poderiam existir entre 361 até 38 mil civilizações inteligentes em nossa galáxia. “É um processo para quantificar nossa ignorância”, disse Forgan.
Simulações
Em seu artigo, Forgan conta que criou uma simulação de uma galáxia parecida com a nossa, permitindo que ela desenvolva sistemas solares baseados no que se conhece a partir da existência dos planetas fora do nosso sistema solar - os chamados exoplanetas.
Esses mundos alienígenas simulados foram então submetidos a três cenários diferentes.
O primeiro cenário parte da premissa de que o surgimento da vida é difícil, mas sua evolução é fácil. Neste caso, haveria 361 civilizações inteligentes na galáxia.
O segundo parte do princípio de que a vida pode surgir facilmente, mas sua evolução para vida inteligente seria difícil. Nessas condições, a estimativa é de que haveria 31.513 outros planetas com alguma forma de vida.
O terceiro caso examina a possibilidade de que a vida poderia ter passado de um planeta para outro durante colisões de asteróides - uma teoria popular de como a vida surgiu na Terra. Neste caso, a estimativa é de que haveria 37.964 civilizações inteligentes.
Seria fascinante se conseguíssemos o contato com civilizações extraterrestres em um futuro próximo. Mesmo que a dificuldade de comunicação fosse imensa, já não nos sentiríamos mais sozinhos num Universo tão hostil. As conseqüências e o impacto no nosso planeta seriam consideráveis, e provavelmente um dos primeiros resultados de um contato dessa natureza seria a diminuição dos conflitos militares no planeta. No nosso atual estágio, talvez uma das poucas formas de unificar a Terra e garantir a paz mundial seria a existência real ou imaginária de um inimigo poderoso oriundo do espaço.
Uma triste constatação, porém verdadeira.