Instagram: @paginainvertida_trashmovies

 


Em 1973 houve uma série de tiros disparados em quase todo o ocidente. 

 

Um tiro bem no meio das testa de todas as pessoas que foram ao cinema. E até hoje... não se soube se a industria dos filmes de Terror DERAM ou também RECEBERAM pela culatra este tiro. O tiro se chamava "O EXORCISTA". O longa foi baseado na obra de William Peter Blatty (escrito em 1971), que é... tão assustador e "incômodo" quanto o filme. 


Eu particularmente NUNCA GOSTEI da "energia" de "O Exorcista". Que soa mais como uma "angústia tomando conta dos ambientes de sua casa..." do que simplesmente uma experiência cinematográfica e literária. O filme literalmente te cansa... te DERROTA... te ESGOTA em cenas horrendas e diálogos hediondos feitos com intuito de puro choque e para deixar a pessoa perplexa. Mas há uma coisa sobre a humanidade, e vários outros animais, diante do perplexo; a gente não para de olhar. 
 

E olha que eu nem sou católico, não tenho uma religião "fixa" digamos assim... O fato é que esse filme é o único filme de minha vida que senti que estava afetando o meu lar. Imagino que na época, muitos católicos e protestantes devam ter passado um bom tempo sem dormir direito, por causa do filme. E acredito que muitos indecisos, resolveram se decidir. 
 

Mas ele realmente foi um MARCO no cinema mundial e houve uma enorme mudança, que se deu após um cansaço, perante uma leva de filmes - baseados em personagens clássicos de livros de horror (como Drácula, Lobisomens, Frankenstein, O Médico e o Monstro ou filmes de Zumbis) que vinham vencendo algumas décadas e agora, viviam um clima de decadencia (após a Era de Ouro da falecida "Hammer Film Productions" -- Indico que vocês vejam pelo menos, sem exagero: uns 10 filmes da Hammer -- é simplesmente delicioso). Mas a receita daquele bolo estava sendo devorada há muitos anos (mais de dez anos). 

 

Tudo mudou com a chegada de "O Exorcista" e até hoje tudo que é feito em terror, toma alguma coisa dele como base. Seja como base do que se deva fazer... seja como base do que NÃO se deva fazer.
A atriz LINDA BLAIR, hoje com 65 ANINHOS de idade (quando fez a personagem "Reagan", tinha apenas 12). Leva uma vida cercada por algumas "chagas" - e pelo BOM dinheiro - do filme. Ao contrário do que pensam: Linda Blair nunca parou de atuar, fazendo alguns filmes bem trash... Levando uma vida meio como Bruce Campbell (mas ficou profundamente marcada pelo medo que as pessoas tinham do filme... e DELA!), no decorrer da carreira, Linda Blair até mesmo atuou numa comédia com o famoso LESLIE NIELSEN (de "Corre que Polícia vem aí") chamado "A REPOSSUÍDA" (algo como um "Todo mundo em Pânico" dos anos 80, fazendo comédia com o próprio "O Exorcista") talvez ela tenha chegado a conclusão de que  levar tudo na esportiva era o melhor que podia ser feito. Mas teve também momentos difíceis. Por exemplo, Linda Blair teve uma forte amizade com Michael Jackson, por motivos parecidos. Michael porque não podia sair de casa sem que uma multidão de fãs o abordassem, condenando-o a ficar sempre em casa ou cercado de seguranças... E Linda por ATÉ poder sair de casa, mas causando, literalmente, medo e desconforto nas pessoas. 

 

A franquia já ganhou algumas continuações que foram fracassadas, na verdade fracassadas porque os fãs jamais aceitarão algo que não seja tão MEDONHO como o primeiro filme, e isso não é capaz de ser feito. Então, tivemos O Exorcista II e III (o III  é bem legal). Já nos anos 2000 tivemos "O Exorcista (O Início)" que tem uma história muito boa, mas os efeitos não ficaram tão bons. E ano passado tivemos "O Exorcista, O Devoto" que se propõe a ser um filme extremamente dramático e forte, e uma continuação direta do primeiro filme. Mas acaba sendo um filme onde alguns atores são muito bons, e outros são muito ruins. E isso meio que "quebra" um filme. Diga-se de passagem, as atrizes mirins são as grandes atrizes do filme. O "Exorcista, O Devoto" teria duas continuações. Mas não terá... a maioria das  pessoas odiou. Eu gostei. Mas eu sou um crítico de filmes MUITO legal e adoro uma trasheira. Eu soube que ano que vem tem mais um... que ainda não se sabe se é continuação de "O Devoto" ou o quê... 

 

Acho que assim como nos anos 70 as grandes produtoras e diretores, procuravam por escritores e livros para fazer roteiros de filmes, trazendo boas novidades, isso já está mais que na hora de ser voltar a ser feito. Mas Hollywood parece uma criança birrenta. Hoje mesmo eu soube que sairá MAIS UMA adaptação (as duas anteriores foram boas) do livro de Stephen King: SALEM'S LOT (A Hora do Vampiro). PRA QUÊ?!! O cara literalmente escreveu mais de 70 LIVROS! ... Enfim. O pior de tudo, é que eu vou assistir. 
 

Henrique Britto
Enviado por Henrique Britto em 12/09/2024
Reeditado em 12/09/2024
Código do texto: T8150265
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.