A poesia brasileira na década de 1990

No texto “A poesia brasileira na década de 1990”, Paulo Ferraz traz um recorte histórico das grandes mudanças ocorridas no Brasil por volta da década de 90. O processo de globalização e redemocratização do país se dava na medida em que grandes alterações econômicas, políticas, sociais e culturais ocorriam.

Houve um significativo avanço na indústria cultural e através dos meios de comunicação em massa a esfera poética teve suas atividades dinamizadas e expandidas. Sob o rótulo de “pós-modernidade” tais avanços e progressões eram articulados.

A produção poética seguia por perspectivas opostas. De um lado, a poesia da transgressão e do antiacademicismo, do outro, a poesia construtivista voltada para uma concreção da linguagem. Embora essas duas linhas de força fossem distintas, surgia uma possibilidade de conciliação dos contrários. Nas palavras de Leminski “coisas que pareciam brigar, na verdade estão apenas se somando” (p.10).

A produção e divulgação de textos poéticos, bem como o surgimento de novos poetas passaram a ter grande visibilidade. Sob a “estética da dúvida” questionava-se o fazer poético, tal questionamento reflexivo permitiu que grandes poetas se aventurassem por novos caminhos.

Referência: FERRAZ, Paulo. A poesia brasileira na década de 1990. In: _____ (Org.). Roteiro da poesia brasileira anos 90. São Paulo: Global, 2011, p.7-79.

Prí Gomes
Enviado por Prí Gomes em 08/03/2019
Código do texto: T6593041
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.