Panorama das literaturas africanas de língua portuguesa

Em “Panorama das literaturas africanas de língua portuguesa”, há uma contextualização da produção poética desenvolvida em território africano. Mencionam-se os momentos significativos pelos quais os projetos literários perpassaram, destacando os principais autores e as características marcantes de suas obras. O surgimento das literaturas de língua portuguesa na África se deu por meio de um processo histórico que não ocorreu de forma repentina, durou cerca de 500 anos. Período em que os africanos aderiram a um método de assimilação, que consistia na imitação de modelos de escrita europeia. Logo depois ocorreu a fase da resistência, onde esses escritores assumiram a postura de construtores e defensores de suas culturas. Rompendo com os moldes europeus, passaram a ter consciência dos seus valores enquanto escritores africanos. É o que se chama de conscientização da africanidade. Dado o período em o escritor se afirma como tal, ele procura marcar o seu lugar, definindo sua posição na sociedade pós-colonial em que vive. Há uma nova perspectiva para o futuro da literatura dentro das coordenadas de cada país, visando garantir que a literatura nacional seja inserida no lugar que lhe compete na literatura universal.

Referência: FONSECA, Maria Nazareth Soares, MOREIRA, Terezinha Taborda. Panorama das literaturas africanas de língua portuguesa. Caderno Cespuc de pesquisa. Série ensaios. V.16, p 13-69, 2007.

Prí Gomes
Enviado por Prí Gomes em 08/03/2019
Código do texto: T6593040
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.