A crítica e o livro ilustrado. In: _. Crítica, teoria e literatura infantil.
O texto de Peter Hunt “A crítica e o livro ilustrado” traz reflexões acerca da produção de literatura infantil. O livro ilustrado e o livro com ilustração possuem distinções, principalmente tratando-se de termos organizacionais, conforme ressalta o autor. Independente das diferenças existentes, pode se afirmar que a ilustração em ambos, altera o modo como vemos o texto verbal. No entanto, há certa desvalorização desse material literário ilustrativo, isso resulta da simplicidade da linguagem. Os livros ilustrados são considerados uma parte menos importante do universo do livro, tanto é que a crítica e a teoria em relação a esse material têm sido muito limitada. Necessita-se de uma linguagem crítica para essa área, dada a importância que os livros ilustrados possuem, eles podem cruzar o limite entre o mundo verbal e pré-verbal. A partir deles podem se desenvolver a diferença entre ler palavras e ler imagens, visto que possuem grande potencial semiótico e semântico, não são simples coleções de imagens. Toda ilustração é uma interpretação, e um dos objetivos desse tipo de livro é realçar o significado de uma história ilustrando as palavras. As palavras e imagens devem atuar em conjunto, se complementando e possibilitando uma interação entre ilustração e texto.
Referência: HUNT, Peter. A crítica e o livro ilustrado. In: ___. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2010. p. 233- 251.