Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

"O telefonema que nunca fiz" - Jonas Zair Vendrame 
 
 
Há tanto para se falar sobre o livro “O telefonema que nunca fiz” e espero conseguir transmitir as principais mensagens dessa trama escrita pelo autor nacional Jonas Zair Vendrame (autor de Relatos de Sangue).

Diferente do que Jonas faz no terror, “O Telefonema que nunca fiz” é um drama recheado de reviravoltas angustiantes. Júlia é uma jovem apegada às sensações, ao mundo dos sentidos, assim como a maioria das pessoas. A protagonista/narradora adora festas e a agitação da companhia de seus supostos amigos. Até que algo acontece e faz sua vida se transformar.

Por causa da sua distração irresponsável no trabalho, ela deixa de fazer uma ligação importante que poderia salvar a vida de uma pessoa que aguardava na fila para transplante de coração. Walkiria, a paciente, acaba falecendo por causa da desatenção de Julia, mas nesse caso há mais segredos envolvidos do que a falha de Julia.

Toda história é marcada por efeitos borboletas. O comportamento de Julia durante sua vida culminou na ligação não feita que abalou a vida de outras pessoas. Tal erro faz com que Julia reflita sobre sua conduta, a forma de ver a vida e repensar seus valores. Não vou me ater à história resenhando cada sequência de fatos e, sim, vou transmitir as valiosas mensagens deixadas durante a história.

Uma das palavras-chave dessa história seria: empatia. A capacidade de se colocar no lugar dos outros, tentar sentir o que sentem a fim de compreender o outro. Se Julia não despertasse sua consciência e empatia não teria aprendido com seu erro continuando a perpetuar seu comportamento leviano, inconsciente e desvairado.

A princípio, podemos sentir antipatia por Julia por causa do seu comportamento egoísta e vaidoso, beirando até à infantilidade. Mas acompanhamos sua trajetória de redescoberta e descobrimos que Julia conseguiu se tornar um ser humano consciente ao aprender com suas falhas.
Cada personagem ajuda Julia a refletir sobre quem ela estava sendo e o que gostaria de se tornar. Ela passa por um doloroso processo de renascimento. Há muita dor e arrependimento que por muitas vezes quase fez Julia desistir.

As mensagens mais importantes que extrai dessa leitura foram: supere seus erros e aprenda com eles, melhore o que julgar passível de mudança, ou seja, procure se reinventar sempre. Aproveite cada minuto da vida para se doar às pessoas que são importantes para você. Além disso, saiba o que é verdadeiramente importante na sua vida.  Estabeleça as devidas “ligações” com o que realmente acrescenta boas energias à sua vida no sentido de aperfeiçoamento moral, ético, espiritual. Permita-se ser falho e lembre-se que nossa vida é um eterno aprendizado.

Perdemos muito tempo com pequenos problemas que criamos muitas vezes por conta da nossa incapacidade de lidar com os próprios defeitos, mentimos para nós mesmos o tempo inteiro. Ninguém é perfeito e nosso caminho deve ser para dentro sempre, para que possamos superar nossas fraquezas e fazer nascer algo melhor onde há falhas.

Julia termina sua história de forma muito nobre e motivante, ela realmente descobriu sua verdadeira essência devido a uma grande falha. A princípio nossas falhas são encaradas por nós com revolta, angústia e sofrimento, mas elas existem para mostrar que algo não está funcionando bem em nós e devemos fazer uma autorreflexão para melhorarmos.

Devo agradecer ao autor por essa leitura tão reflexiva e envolvente, por transmitir grandes mensagens através da história de queda e redenção de Julia.
 
O livro está disponível na 
Amazon.
Larissa Prado
Enviado por Larissa Prado em 31/12/2018
Reeditado em 31/12/2018
Código do texto: T6539449
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre a autora
Larissa Prado
Goiânia - Goiás - Brasil
270 textos (28882 leituras)
6 áudios (387 audições)
10 e-livros (3655 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 24/03/19 01:38)
Larissa Prado

Site do Escritor