Entendimento Compartilhado entre Usuários e Desenvolvedores (meu livro nerd-comédia)

Entendimento Compartilhado entre Usuários e Desenvolvedores

(meu livro nerd-comédia)

Este livro trata da guerra entre usuários e desenvolvedores, e da guerra entre a teoria e a prática do processo de desenvolvimento de sistemas de informação, especialmente quanto ao entendimento compartilhado sobre as demandas de desenvolvimento. O tema é absolutamente e lamentavelmente atual, já faz uns cinquenta anos. A existência de mais uma obra sobre a comunicação entre usuários e desenvolvedores (e suas dificuldades) se justifica pela abordagem: tão inovadora, que produziu uma tese de doutorado. Apresento aqui a ousada aplicação do modelo organizing da psicologia social das interações interpessoais a este tema espinhoso do entendimento compartilhado (e da falta dele) entre usuários e desenvolvedores. Veremos casos típicos em que a teoria e a prática não andaram juntas, e isso resultou em um efeito cascata de misunderstanding e misimplementation, e, para variar, alguns ilustrativos casos de estudo em que se estabeleceu de fato uma parceria harmoniosa e as coisas funcionaram como deveriam. A proposta de fundamentação teórica para compreensão da dinâmica do processo gerou inúmeras potencialidades de efetiva aplicação prática para resolver estes problemas e apaziguar esta eterna guerra.