Resposta sobre a existencia do mal e do exorcismo... A Igreja pratica prudentemente.

A Oração: Não nos deixes cair em tentação (Mateus 6:13 ...

www.blogcomcristo.com/2015/07/a-oracao-nao-nos-deixes-cair-em.html

25 de jul de 2015 - ... bíblico Oração #Tentação #Tentações #Livra-nos. "[...] e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal" Mateus 6:13. Introdução

____

Veja o tratado sobre os demônios em Tomás de Aquino:

1 Pedro 5:8 Sede sensatos e vigilantes. O Diabo, vosso inimigo, anda ...

bibliaportugues.com/1_peter/5-8.htm

O Diabo, vosso inimigo, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem devorar. ... anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; .... Os leões rugem por alguma presa, buscando de Deus seu alimento;.

Meu comentário: J B PEREIRA

Demônio= privação do bem. Criatura de Deus, que se afastou de Deus. Na essência, é existente de Deus. Depende de Deus para existir. Mesmo assim, nega a Deus. Deus não quer o mal. Deus, sendo Bem, sustenta a essência dos demônios e seu inferno como condição de existência. Deus não aprova o mal que vem deles. Pois este mal é a negação da ordem de Deus na natureza e na salvação. Mesmo sendo mal, Deus não nega e aniquila os demônios como suas criaturas. Pois Deus nunca arrepende do que faz! Se os deletasse, estaria negando em si que é o Deus de amor e do Bem supremo. Mas, os demônios não reconhecem nunca esse bem da existência e se revoltam contra seu Deus. Por isso, não podem habitar no mesmo Bem que é Deus. Seu reino de maldade ("atmosfera tenebrosa: soberba e revolta" e "não se submeteram a Deus" - "desejou ser como Deus" - isso impossível aos anjos! , segundo Tomas de Aquino) é à parte. Eles não têm comunhão com o Bem de Deus. "Os demônios não são maus por natureza" criada por Deus, que a fez boa. "Deus não poderia criar/crear uma natureza má" em si."Os anjos maus se obstinaram no mal - diminuídos diante dos segredos de Deus e privados do bem e da caridade de Deus", diferente dos anjos bons que perseveraram no bem - "são íntegros no amor, na sabedoria e o respeito aos segredos de Deus". Os anjos bons aceitaram a autoridade de Deus - "ninguém como Deus" - afirma São Miguel no Apocalipse.

Os anjos bons: Arcanjos, Principados (guarda os bons espíritos) , Virtudes (guardas das naturezas corpóreas) e Potestades (guardiões contra os demônios). Todos estão sujeitos ao poder, domínio e excelência e Providência de Deus. Deus permite as tentações dentro de suas condições, sob seu controle. Não não é cúmplice do mal e nem a origem do pecado, porque nos enviou seu Filho para nos libertar do pecado. Os anjos para nos defender do mal. Leão XII nos exorta com a oração contra o demônio: "São Miguel arcanjo, defendei-nos do mal..."

Deus conserva o existir do demônio e é contra o mal, ausência da graça. O ser de Deus é maior que o ente, os entes angelicais.

file:///C:/Users/JOSE/Downloads/3258.pdf

________________

Bom, só que uma natureza psicoemocional não exclui a espiritual ou sobrenatural. No caso da parapsicologia, há fortes razões de se tentar entender fenômenos causados pela mente humana em seu sofrer e pela força da hipnose - tão antiga quanto a arte e a religião. A medicina não deve excluir a parapsicologia e a neurociência . E a ciência das religiões não consegue totalmente desmistificar o poder da mente ou a cura pela intercessão religiosa. Não são tão inocentes os rituais e halloween. Curandeirismo é o termo de exagerar fenômenos que ainda não conseguimos entender. Jesus curou e libertou o povo de seu tempo. As doenças somáticas, psicossomáticas, mentais, a ação do demônio é real. Não se pode subestimar o maligno, contrario ao bem, ao amor, à paz... Temos muito que aprender com Jesus, o Mestre dos mestres. Rezemos a oração de São Miguel. Acredito em exorcismo. Sei que o Amor é maior que o ódio e o egoísmo. Deus nos fez para ele e não para o mal, o maligno. Jesus pediu no Pai-Nosso: "Não nos deixeis cair em tentação, mas nos livrai do mal. Amém." Mateus 6:13 e Lucas 11.4.

_________________________________________

“Exorcismo não existe”. “Os demônios não atacam ninguém. Exorcismo é Curandeirismo. É Exercício Ilegal da Medicina.”. (Jesuíta Prof. Dr. Padre Oscar González-Quevedo – Especialista em Parapsicologia, respeitado dentro da Igreja [inclusive no Vaticano] e no mundo inteiro: https://www.facebook.com/institutopequevedo/).

_______________________________

Padre Fortea sobre Halloween: Um católico pode se fantasiar e participar?

http://www.acidigital.com/noticias/padre-fortea-sobre-halloween-um-catolico-pode-se-fantasiar-e-participar-59358/

O sacerdote lamentou que “é uma sociedade que está aceitando isso”.

“Eu acredito que nós que acreditamos no Evangelho devemos tentar levar uma vida que esteja mais de acordo com o que é natural, com o que Jesus quer. Mas, infelizmente, a nossa capacidade, na maioria dos países, de influenciar neste caminho é limitada e se torna cada vez mais limitada”.

“Mas devemos deixar claro: há filmes que, devido ao seu conteúdo sangrento, seu caráter não natural, tão prejudicial à dignidade da natureza humana, não deveriam ser assistidos. E certamente podemos cair no que é pecado”, advertiu.

___________________

Padre Fortea sobre Halloween: Um católico pode se fantasiar e participar?

Por David Ramos

“Trata-se de um fenômeno daninho, no plano social, antropológico e cultural: uma proposta de valores negativos, vinculados a uma visão materialista e utilitarista da vida e do prazer. E é uma profanação da verdadeira festa, cristã, do culto aos Santos, da devoção por homens e mulheres que trataram de imitar o exemplo perfeito de Jesus no amor ao próximo e no respeito aos mandamentos divinos”.

O sacerdote exorcista Aldo Buonaiuto é antropólogo, demonólogo e coordenador do Serviço Anti-Seitas da Comunidade Papa João XXIII. Estudou filosofia e teologia no Pontifício Ateneu “São Anselmo” (Roma) e antropologia teológica no Pontifício Ateneu Teresianum (Roma).

http://www.acidigital.com/noticias/halloween-e-uma-brincadeira-inofensiva-de-forma-alguma-responde-exorcista-44609/

_____________________

"Deus não cria o mal de culpa, pois não pode ser culpado pela irresponsabilidade dos homens. Contudo, permite o mal de pena na natureza humana, na medida em que se extraia dele um bem maior. Vejamos, de acordo com Santo Tomás, o que seja na natureza racional a distinção entre mal de pena e mal de culpa. O mal de culpa se dá pelos atos desordenados a partir do apetite racional que é a vontade humana, e o de pena é sempre contrário à vontade (pois é comum a toda pena ser contrária à vontade daquele a quem é imposta). Para o homem, o maior será o mal de culpa, pois provém das suas ações livres que se opõem aos bens espirituais da graça e da glória e, consequentemente, a Deus, fonte da graça e Senhor da glória. Por sua vez, o mal de pena se refere aos males corporais.

Fonte: Santo Tomás de Aquino, Sobre o Mal, Ed. Sétimo Selo, 2005

https://sumateologica.wordpress.com/2010/08/16/doutrina-sobre-o-mal/

___________________

Suma teológica IX

https://books.google.com.br/books?isbn=8515031973

Tomas De (santo) Aquino

Diz a primeira Carta de João: “Eu vo-lo escrevi, jovens: 'Vós sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e sois vencedores do Maligno'”. Assim o ...

___________

J B Pereira e https://www.facebook.com/institutopequevedo/
Enviado por J B Pereira em 04/11/2017
Reeditado em 04/11/2017
Código do texto: T6161724
Classificação de conteúdo: seguro