Sinopse:
Este livro traz uma leitura das obras indicadas para o Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES) da Universidade Estadual de Montes Claros, 1ª Etapa do ano 2017. O propósito deste estudo é fornecer, de forma objetiva e didática, respaldo literário para os alunos que visam ao vestibular, proporcionando o conhecimento necessário para o êxito nas questões referentes às obras indicadas. Nos estudos, o leitor encontrará uma breve biografia dos autores, a contextualização histórica e literária, a síntese de enredos, as principais características da obra e reflexões temáticas. Em todas as obras analisadas se avulta o tema da infância, em diferentes épocas, linguagens e percepções. Portanto, o discurso intertextual entre os textos é fundamental, além do diálogo entre a literatura e outros sistemas semióticos. O leitor, portanto, deverá se atentar não só para o texto escrito, mas para imagens, sons, movimentos de câmara, expressões corporais, traços e símbolos. Com isso, o leitor terá a oportunidade de interagir com outros códigos de linguagem e, consequentemente, envolver-se com outras artes. Obras analisadas: "Meu pé de laranja lima", de José Mauro de Vasconcelos; “Meus oito anos”, de Casimiro de Abreu; “Infância”, de Carlos Drummond de Andrade; “Minha infância”, de Cora Coralina; “Meu guri”, de Chico Buarque de Holanda; “Meninos soltando pipas”, de Candido Portinari; "Cidade de Deus", direção de Fernando Meirelles.