SOBRE TRADIÇÃO FOLCLÓRICA E POPULAR (Série Folclórica Memória) ROBERTA LESSA

 


O que fazer para que nossas tradições deixem de ser apenas uma doce lembrança, ou mesmo serem conscientemente re significadas enquanto elemento cultural intrínseco no coletivo cotidiano da "Noiva da Colina"(*)?
Note bem: té mesmo o cognome de Piracicaba (**) é uma tradição.
Eis um fato que é importante salientar, em seu bojo a palavra tradição abrange todo contexto cultural de um determinado povo, seu legado, sua memória, toda reminiscência nesse complexo universo se símbolos, ritos e mitos, que toma para si a agulha de mão alinhavando a existência de um ser, de um grupo, de uma nação, de um planeta.
A tradição é inserida e não à parte de cada um de nós, povoa nossa mente,o espírito coletivo, enfatizando todas lembranças, que emergem travestida de recordações, comemoração e memória afetiva, enfim são os fazeres, dizeres e saberes de todo um habitat.
É importantes salientar que seu "desábito", desuso, (in)frequência contribui para sua extinção ou total descaracterização por culturas temporais de consumo e de imediato compromisso para com a contribuição da ignorância de um coletivo....
Por isso é muito necessário ratificar o hábito da prática histórica da transmissão e manutenção dos saberes o que indica respeito, e valida a transmissão cultural. Tradição é transmissão do passado para o presente, um bem partilhado através da oralidade, que sofre modificações sim, de forma natural cumprindo um padrão evolucional de cada cultura em questão...
Cabe à nós verificarmos o quanto de tradicional temos em nós e então nos perceberemos inserido neste contextos tradicional.
(*) - Noiva da Colina é o cognome de Piracicaba, cidade do interior do estado de São Paulo.
(**) - Piracicaba em tupi-guarani quer dizer "Lugar onde o peixe pára"- a etnia indígena fora a primeira civilização "hominídia" do município de Piracicaba, originalmente esse era o nome dado ao rio pelos indígenas e tempos depois do povoamento realizados pelos homens brancos o nome da cidade também foi adotado como Piracicaba.

 
Roberta Lessa
Enviado por Roberta Lessa em 14/06/2017
Reeditado em 14/06/2017
Código do texto: T6027256
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.