SEBASTIÃO (Série Folclórica Memória) ROBERTA LESSA

São Sebastião, São Sebastião, São Sebastião.

20 DE JANEIRO, REMEMORAMOS SEU EXISTIR EM NOSSO PLANO TERRE'NO, OUTRO SER DENTRE TANTOS SERES QUE VIERAM AO PLANETA PARA NOS MOSTRAR CAMINHOS E ALERTAR DOS PERIGOS NELES CONTIDOS.

ESSE SÃO SEBASTIÃO: NO ALTAR, NO SEU LUGAR

Hoje é dia de rememorar o existir desse ser humano que tornou-se santidade cristã pela sua vida intensa, curta e marcante... Francês, nasce em 256 DC, muito jovem ingressa no exército romano tornando-se capitão da guarda pretoriana, cargo de confiança do então imperador.

Cristão que era e em tempos difíceis aos devotos ao cristianismo, visitava sempre seus irmãos de fé nas prisões, levando-lhes conforto espiritual e consolo, posicionando-se contra as tantas perseguições e torturas infringidas aos cristãos nesse período. O Imperador Maximiano, toma conhecimento e em retaliação o prende, tortura e obriga à renunciar a sua fé cristã, fato que Sebastião se nega fazê-lo.

Após tantas torturas e sofrimentos à ele impingidos era de se esperar sua desistência, mas dizem as lendas que a força recebida do Sagrado foi tão imensa que Sebastião não morre pelas muitas flechadas fincadas ao seu corpo, sendo ele recolhido e cuidado pelos cristãos, em especial por uma jovem donzela de nome Irene, que futuramente pelos seus feitos também torna-se santa cristã. Após um tempo ele se recupera totalmente e continua a firmar sua fé e crença cristã.

Depois de seu físico recuperado, esse santo homem voltou a se apresentar ao imperador, para lhe pedir que parasse com as perseguições contra os cristãos, alegando que o imperador estava perseguindo o próprio Jesus Cristo na pessoa de seus seguidores. O imperador, porém, não cedeu e mandou que Sebastião fosse açoitado e decapitado.

E assim aconteceu. O imperador o condena a uma morte lenta para servir de exemplo aos resistentes cristãos.

Sua imagem representada artisticamente é um verdadeiro memorial de seu existir, com uma simbologia que nos remete às sua história e vivências:

SOBRE AS FLECHAS: Simbolizam a primeira fase das torturas que Sebastião enfrentou nas mãos de seus companheiros de exército, São Sebastião suportou as flechadas em seu corpo sem renegar a fé. Quando todos pensaram que ele estivesse morto, deixaram-no amarrado para ser devorado pelos animais e aves de rapina.

A ÁRVORE : representado amarrado ao carvalho, madeira nobre e forte que no cristianismo primitivo era símbolo da perseverança, tenacidade e persistência. Este símbolo representa a firmeza, tenacidade e perseverança desse santo guerreiro.

CORPO SEMINU: Simboliza a humilhação que ele sofreu por parte do império romano e o 'despir-se do homem velho, fraco e pecador, para vestir-se de Cristo, forte e vencedor.'

O TECIDO VERMELHO: Cobre suas partes íntimas e simboliza o duplo martírio sofrido: ( 1)-O retratado na imagem que o representa. (2) -A causa real de sua morte física e que eleva sua nobreza.

AURA DE SÃO SEBASTIÃO: Representa sua santidade, testemunhada por vários cristãos da época. Esta santidade aparece desde o seu amor dedicado aos cristãos presos e necessitados, até à sua disposição de morrer por Jesus Cristo sem renegar sua fé. Trata-se de um grande testemunho, que serviu de exemplo para milhares de cristãos ao longo de séculos.

ORAÇÃO DE SÃO SEBASTIÃO

Glorioso mártir São Sebastião, soldado de Cristo e exemplo de cristão, hoje vimos pedir a vossa intercessão junto ao trono do Senhor Jesus, nosso Salvador, por quem destes a vida.

Vós que vivestes a fé e perseverastes até o fim, pedi a Jesus por nós para que sejamos testemunhas do amor de Deus. Vós que esperastes com firmeza nas palavras de Jesus, pedi-Lhe por nós, para que aumente a nossa esperança na ressurreição. Vós que vivestes a caridade para com os irmãos, pedi a Jesus para que aumente o nosso amor para com todos.

Enfim, glorioso São Sebastião, protegei-nos contra a peste, a fome e a guerra; defendei as nossas plantações e os nossos rebanhos, que são dons de Deus para o nosso bem e para o bem de todos. E defendei-nos do pecado, que é o maior de todos os males.

Assim seja.

Roberta Lessa
Enviado por Roberta Lessa em 20/01/2017
Código do texto: T5887653
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.