1º FAROL LITERÁRIO DE TORRES/RS – AGENDA DE PROPÓSITOS

Datação: 20 e 21 de outubro de 2017.

A Casa do Poeta Brasileiro – POEBRAS Nacional é a associação anfitriã e recepciona os seus amigos e simpatizantes na mais bela praia do Litoral, em promoção conjunta com ALPAS 21, organizada pelo poeta Eduardo Jaques, sócio correspondente que representa Torres/RS, no colegiado acadêmico, e a dinâmica equipe da empresa Mesh Coworking.

São todos muito bem-vindos a Torres, a mais bela e inspiradora praia do litoral sul-rio-grandense, que pretendemos vir a ser um polo poético no RS.

A realização deste evento fora na região metropolitana da capital do RS ou de Cruz Alta – sede da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências “A PALAVRA DO SÉCULO 21” – significa a ampliação da área de atuação da academia, no âmbito estadual.

Pretende-se com esta atividade, a efetivação de ações culturais informais que visem integrar mais densamente o grupo acadêmico e que reflitam ações de solidariedade e confraternidade entre os integrantes da ALPAS 21 e suas congêneres.

É necessário entender a importância deste viés do fazer literário e seus protagonistas, enquanto agentes culturais. Torna-se cada vez mais necessário o viço e o fortalecimento dos elos de confraternidade, visando o crescimento de todos nós, engajados na produção de bens culturais, da literatura e da poesia.

Neste 1º FAROL LITERÁRIO DE TORRES o que realmente terá importância é o congraçamento pessoal e não o corporativo, ou seja, aquilo que diz respeito ao próprio escritor e não à sua associação literária. Vale dizer, realizar ações práticas sem pompas e circunstâncias.

Também mostrar que cada acadêmico deve estar engajado em sua comunidade, visando retornar a ela – à cidade onde cada um reside – com apreciável aporte de aprendizagem, graças à convivência com seus parceiros acadêmicos e convidados especiais, objetivando o fortalecimento e modernização de ações práticas entre os agentes da rede de Ensino pública e privada local e os promotores da Cultura.

Entendemos que é desta congeminação que se pode chegar a algum benefício para a população. A mais forte recomendação é a de que cada membro de nossa comunidade acadêmica desenvolva ações que fomentem o ato de leitura. Neste contexto, as Feiras de Livros e as Mostras Culturais são necessariamente prioritárias. Para a ALPAS 21, o “fazer” e não somente o “pensar e/ou criticar” é a palavra de ordem. Trabalhemos em prol do associativismo cultural e literário.

No mínimo, por este agir, poderemos chegar mais perto do bem tão desejado – a felicidade pessoal – aquela que propicia o bem-estar no mundo e suas mazelas.

Torres/RS, 20 de outubro de 2017 – Dia Nacional da Poesia.

Joaquim Moncks – p/ Comissão Organizadora.

http://www.recantodasletras.com.br/tutoriais/6150375