A Prática do Relato

Do Blog Leitura & Literatura: Arte de Escrever

http://hrcenci.blogspot.com/2010/04/pratica-do-relato.html

Uso autorizado.

-------------------------------------------------------------------

A PRÁTICA DO RELATO

[Relato: descrição, narração, conto]

Escrever é uma tarefa demasiado difícil para a maioria. Em seguida, ofereço-lhes algumas sugestões que facilitam o trabalho do escritor novato.

Não é preciso advertir que as seguintes propostas não servem para nos converter em grandes literatos, desses que ocupam alguma linha nos tratados de literatura. Porém, garanto-lhes que, se as pusermos em prática, quando os amigos lerem nossos trabalhos eles se surpreenderão por não encontrar nas folhas um Titanic carregado de chumbo.

Eis aqui alguns conselhos:

1–Escrever com naturalidade, como se contássemos de viva voz, evitando o excesso de “literatura”.

2–Narrar com sinceridade, até conseguir que o leitor se coloque no lugar do narrador, personagem, etc.

3–Ao reproduzir diálogos, é preciso reduzi-los ao essencial e prescindir de suas típicas imprecisões, mantendo um vocabulário claro, preciso e adequado.

4–Prescindir da típica redação de caráter impessoal, puramente informativa, assim como do estilo retórico exagerado, que diminui a verossimilhança do texto e satura o leitor.

5–Dosar o lirismo, que é um estorvo quando se lhe pretende converter em protagonista do relato.

6–Humanizar os textos mediante palavras como: quem sabe, talvez, possivelmente, provavelmente…

7–Estabelecer algumas situações que deixem dúvidas no leitor, sem abusar delas. Como é natural, iremos resolvendo essas dúvidas progressivamente.

8–Preencher a narração com palavras e frases concretas, originais, surpreendentes, que possam ser facilmente projetáveis na imaginação. Assim o leitor não só lerá, mas se entreterá “vendo” e “vivendo” aquilo que contamos.

...

N. B.: Traduzido ao português por Helton Cenci a partir do texto em castelhano de Jerónimo García Jorquera.

-----------------------------------------------------------

(Como não sou de reproduzir textos, em respeito a direitos autorais, também para evitar redundância desnecessária, veja itens de 9 a 16 no site original. Vale conferir! Abaixo, comentários trocados, bem como autorização para uso aqui.)

----------------------------------------------------------

2 COMENTÁRIOS:

Helena Frenzel disse...

Legal saber que já vinha fazendo tudo isto naturalmente, sem jamais antes ter me aprofundado em teorias de contos ou literatura em geral, simplesmente seguindo a minha intuição infantil. Sim, ter o conhecimento de técnicas e teorias literárias só enriquece minha escrita, como a de qualquer um, claro. Porém, a diferença mesmo, penso, está no fato, puro e simples fato, de desde a mais tenra idade eu sempre ter gostado de ler - e tudo que me caia às mãos. Vai ver incorporei por osmose as técnicas de meus autores preferidos... Gostei muito deste texto. Posso reproduzir a introdução na minha escrivaninha, no Recanto? Lógico, com os devidos créditos e link para o original, assim o leitor interessado poderá continuar a leitura aqui. Um abraço fraterno :-)

SEXTA-FEIRA, 2 DE ABRIL DE 2010 05H48MIN00S BRT

Helton Cenci disse...

Prezada Helena, é exatamente isso, muitas pessoas escrevem seguindo regras que nunca estudaram, pois é um processo natural. No mais, sinta-se à vontade para reproduzir qualquer texto deste blog! Abraços.

SEXTA-FEIRA, 2 DE ABRIL DE 2010 12H45MIN00S BRT