Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Arquivo
Título:

Samba e nacionalidade: exaltação à participação brasileira na Segunda Guerra Mundial nos sambas-enredo da Portela (1943-1945)

Autor: Matheus de Andrade
Formato: pdf
Tamanho: 837 KB
Enviado por: Matheus de Andrade
Enviado em: 30/07/2017
Reeditado em: 30/07/2017
Classificação: seguro
Sinopse: A nacionalidade é um tema complexo e amplamente discutido por todos nós, em nossas caminhadas diárias. Um tema que permeia nossa vida desde alguns séculos. Por mais que esta seja geralmente associada à uma ideia oficial, projetada pelo Estado a todo custo, ela pouco teria efeito se não conseguisse adesão na sociedade. Por que elas conseguem essa adesão? Podemos falar em nacionalidade ou existem várias construções de nacionalidade? Se a resposta é positiva, quem é que constrói essa nacionalidade? Até onde vai o nosso papel nisto? Esta monografia, defendida em julho de 2015, pretende compreender o papel exercido majoritariamente pelos sambistas negros do Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela na construção e ressiginificação da nacionalidade brasileira dentro dos áridos anos de 1943 a 1945, quando o Brasil participou da II Guerra Mundial ao lado dos países aliados (EUA, Rússia, Inglaterra, entre outros). Isto dentro dos sambas-enredo da escola, campeões do carnaval carioca.
Baixar
(clique aqui para baixar o arquivo)

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Apenas citando meu nome. Nada mais que isso. Não como forma de me vangloriar, mas acredito que os autores são trabalhadores e merecem os devidos créditos por seus trabalhos. Isso não apenas eu, mas todos.). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Matheus de Andrade
Taguatinga - Distrito Federal - Brasil, 23 anos
13 textos (114 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 19/08/17 04:43)
Matheus de Andrade