DE CENAS DE RUAS E REPRESENTAÇÕES URBANAS: JOÃO DO RIO, O HOMUS CINEMATOGRAPHICUS

Sinopse
RESUMO: Estudar as crônicas de João do Rio, do livro “O Cinematógrafo”, essa crônica-reportagem, temas esses que nos interessam mais de perto, a partir do estudo da obra observa-se a novidade já no seu título, que procura situar a crônica como ponto de encontro com a cinematografia – paixão recente da vida moderna, posta, agora, à mercê do cronista tendo como pano de fundo a cidade moderna. João do Rio deixou de lado a “crônica de gabinete” e optou por inaugurar a crônica moderna, com misto de jornalismo e literatura, adotando os mais variados temas, que vão desde os salões elegantes até os pequenos horrores e torpezas da fisionomia da cidade. Assim travestido de flâneur do fin-de-siecle . A partir de suas crônicas temos “uma imagem do progresso indo de encontro ao atraso”. (LEVIN, 1996:138). João do Rio em relação ao deslumbramento moderno transforma em matéria literária os acontecimentos da rua esquecidos pela sociedade burguesa, coletando os aspectos humanos da periferia, d
Autor:
ADRIANAALVESLIMA e Luciana Marino do Nascimento
Formato:
doc
Tamanho:
300 KB
Enviado por:
ADRIANAALVESLIMA
Enviado em:
02/04/2016
Classificação:
seguro