Musicalidade Métrico-Tonal. TESE DOUTORADO

Sinopse
Observações orientadas por uma postura talvez fenomenológia e em parte apoiadas em teorias da Semiótica - Peirce, em particular. Tem objetivo de contribuir para uma Teoria da Linguagem Musical. Questões fundamentais tratadas: 1.como sei, sem saber de que maneira sei, que este som tem 'sabor' de tônica, enquanto aquele outro (numa dada melodia) inconfundível 'sabor' de dominante, ou subdominqnte, etc.? 2. Que processos, no tempo histórico e epistemológico, trouxeram a música desde o modalismo até o tonalismo? 3. Como percebo ritmo - uma vez considerado que "no início era o ritmo" [o maestro von Bulow fazia essa paródia de João, 1.1 - Goethe, no 1º Fausto, precede Bulow em 'brincar com "no inicio era o verbo"]? 4. Como se dá a articulação ritmo x alturas (pitch) e qual o peso da emergência do ritmo pulsado, corpóreo & gestual na passagem do modal para o tonal?
Autor:
Marcos Ribeiro de Moraes
Formato:
pdf
Tamanho:
1 MB
Enviado por:
Marcos Ribeiro de Moraes
Enviado em:
31/12/2009
Reeditado em:
01/11/2010
Classificação:
seguro