Imagens escritas de uma viagem: a sensibilidade no olhar de Lygia Fagundes Telles em "Passaporte para China"

Sinopse
Em outubro de 1960, Lygia Fagundes Telles integrou a delegação brasileira convidada para as festividades do 11º aniversário da República Popular da China. Como num diário, Lygia escreveu suas impressões e expressões dos lugares que visitou até chegar ao Gigante Asiático. Diante de um mundo completamente diferente do seu, a autora registra, em escrita fluente, as cores do país de Mao Tsé-tung, bem como da África, França, Tchecoslováquia, Rússia e Sibéria. Textos que foram datados e publicados naquela mesma época no jornal carioca Última hora. Como se estivesse com uma objetiva ocular, a autora capta momentos que a fazem viajar em sua própria trajetória de leitora-escritora. Assim, a autora propõe aos leitores não apenas uma experiência de viagem física, mas também ficcional. Este estudo tem o propósito de mostrar essas duas viagens presentes na obra Passaporte para China, livro lançado em 2011, que reúne os textos publicados originalmente na década de 1960.
Autor:
Márcio Adriano Moraes
Formato:
pdf
Tamanho:
2 MB
Enviado por:
Márcio Adriano Moraes
Enviado em:
13/05/2017
Classificação:
seguro