Tecnologias Assistivas para Acessibilidade no Transporte Público: identificador de linhas de ônibus para pessoas com deficiência visual (SIMPEP2016)

Sinopse
Uma das contribuições da Engenharia de Produção para a gestão de operações em serviços e seus impactos sociais é o desenvolvimento de soluções para acessibilidade no transporte público. O objetivo deste trabalho é investigar a efetividade prática de um sistema identificador de linhas de ônibus para e por pessoas com deficiência visual. Um protótipo foi desenvolvido, e uma amostra de usuários potenciais foi questionada quanto ao tema. A análise de dados, comparando a implementação com as propostas dos respondentes, mostrou que o protótipo contemplou a funcionalidade primordial do dispositivo, que é a identificação da linha de ônibus desejada pelo usuário, e as demais funcionalidades foram relacionadas como possibilidades e sugestões de implementações adicionais. Essas propostas foram integradas ao projeto, e o equipamento eletrônico completo deve ser desenvolvido durante o último semestre do curso técnico de eletrônica do qual os autores são estudantes.
Autor:
Aline Malanovicz e Patrik Souza
Formato:
pdf
Tamanho:
871 KB
Enviado por:
Aline Malanovicz
Enviado em:
14/12/2016
Reeditado em:
15/12/2016
Classificação:
seguro