"PASSEI NA OAB! E AGORA? - POR ONDE COMEÇAR?

POR ONDE COMEÇAR?

“Se te disserem que você não é capaz, não responda e seja capaz apenas para si mesmo.”

Geraldo Cossalter

Estudar por cinco anos parece ser a maior dificuldade enfrentada pelos acadêmicos, durante o curso de Direito. Apenas parece. Porque, após o Bacharelado, o Exame de Ordem da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil torna-se para muitos uma barreira instransponível. O fato é que a quantidade e a complexidade das matérias do Direito exigem muitas horas de pesquisa e estudo. Na verdade, são duas etapas bastante difíceis. Todavia, a grande verdade é que a maior dificuldade será enfrentada após a aprovação na OAB. É exatamente isso que acontece. Com a aprovação no Exame de Ordem da OAB e o exercício da Advocacia é que se torna possível começar a enxergar a realidade e a verdade deste complexo mundo. Conquistar o Bacharelado em Direito e a carteira da OAB são etapas difíceis que duram no mínimo cerca de cinco anos. No entanto, aqueles que demoram mais tempo, necessitam um esforço extra por conta das repetidas provas. Destarte, tal lapso temporal acaba postergando o tão sonhado exercício jurídico. Muitos até acabam desistindo e migrando para outras profissões. Quero lhes falar agora que o principal objetivo desta obra é apresentar ideias e sugestões que levem a um caminho seguro. O intuito é fundamentar passos que irão lhes ajudar a construir uma carreira estável desde o início da atividade jurídica que você tanto deseja desenvolver. Mesmo porque advogar é muito mais que conhecer a lei. Na verdade, advogar vai muito além do conhecimento jurídico que se aprende na faculdade. Não há uma regra exata para ter sucesso na Advocacia. Inclusive, jamais acredite em regras prontas acerca do exercício da Advocacia. Elas não existem! Porém, os caminhos que lhes apresento podem levar ao sucesso, se bem compreendidos e aplicados. Na fase inicial da carreira a insegurança é natural e as dúvidas são muitas. A grande pergunta que surge após receber a carteira da OAB é o título desta obra:

“Passei na OAB! E agora?”

Para poder responder tive que fazer um esforço bastante considerável. Porque, quando comecei a analisar a minha própria trajetória de acadêmico e estagiário de Direito, percebi que grandes dificuldades surgem na fase prática. Então, passei a observar e a conversar com os profissionais iniciantes e com os profissionais experientes. Foram muitas horas de pesquisa; e acabei por concluir que as maiores dificuldades começam, na verdade, após a aprovação no exame de Ordem. Diria que se trata de um “estágio continuado pós-formatura e aprovação no exame da OAB”. Ter a carteira da OAB não significa que o sucesso profissional esteja garantido. E muito trabalho deverá ser empregado, para que o tão desejado reconhecimento e sucesso profissional se tornem realidade. A carteira da OAB é sem dúvida alguma o passaporte para o exercício profissional. Todavia, não haverá bom desempenho, sem dedicação e, principalmente, se você não fizer investimentos e não praticar exercícios diários de atitudes e posturas adequadas à profissão. Eu lhes peço que não leiam este livro! Não leiam apenas, tentem refletir e compreender o conteúdo, interpretando à sua maneira cada parágrafo e cada capítulo. Digo isso, porque você é o (a) único (a) responsável pelo caminho que desejar seguir e pelo resultado que desejar atingir. Tudo depende exclusivamente de você. Portanto, comece a perseguir a realização profissional. Permita-me sugerir que faça da seguinte forma:

- Trabalhe com criatividade e otimismo.

- Tenha vontade de vencer, planejando o futuro.

- Faça tudo com ética, dentro da moralidade e com responsabilidade.

- Faça tudo com humildade e sabedoria.

- Crie uma rede de relacionamentos forte e sadia.

- Não acredite que existe Advocacia isolada.

- Cultue a generosidade.

Exercitando esses tópicos e fazendo com que eles se tornem um costume diário, você estará ampliando suas chances de sucesso. Entretanto, não esqueça jamais que, independentemente do sucesso profissional, você estará lapidando a si mesmo (a). Acredite que a lapidação poderá fazer de você um profissional admirado (a) e um ser humano especial. O ideal é começar pelas pequenas coisas, já que a complexidade no exercício da Advocacia é grande. Inclusive, da mesma forma que o curso de Direito é dividido por matérias (áreas) para que se obtenha compreensão, assim deve ser o exercício da Advocacia. Não queira realizar tudo de uma só vez. Isso evitará que erros sejam frequentes e muitas vezes fatais. Empregar bom senso e perseverança é uma forma sábia de obter consistência dia por dia. Inclusive, nada deve ser feito com demasiada rapidez e sem reflexão. Agindo sempre com cautela e perseverança, você poderá ter sucesso e prosperidade, até porque os honorários serão uma consequência natural, por razões óbvias. Acredite em sua capacidade de começar uma carreira sólida e estruturada. Dê sempre o primeiro passo, depois o segundo e assim por diante. Tenha certeza e principalmente vontade e planejamento para atingir o que almeja.

“Seja como um viajante noturno que enxerga apenas o limite que o farol de seu veículo pode alcançar. Entretanto, certo de que, metro por metro, quilometro por quilometro, acabará chegando ao destino, apesar da escuridão.”

É bem provável que você tenha muitas dúvidas durante toda a sua vida profissional. Porém, em início de carreira elas parecem ser ainda maiores, tanto no tamanho quanto na quantidade. Por isso, não deixe que elas o façam refém da imaginação e do medo. Porque para advogar é preciso coragem, determinação e fé!

BAIXE GRÁTIS O LIVRO COMPLETO EM PDF USANDO O LINK ABAIXO

https://www.recantodasletras.com.br/e-livros/6328248

Geraldo Cossalter
Enviado por Geraldo Cossalter em 09/07/2017
Reeditado em 20/11/2019
Código do texto: T6049983
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.