Os Desafios na Proteção dos Direitos Humanos dos Refugiados

É evidente que o movimento emigratório tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, e tal fato tem ocasionado grandes transtornos, principalmente no continente europeu que atraem os emigrantes.

Os motivos da imigração são vários: fome, desemprego e guerra em seus países de origem, e na tentativa de buscar melhores condições de vida para si e seus familiares, se arriscam ingressando ilegalmente em outros países.

E nessa tentativa desesperada em salvar suas vidas, muitos têm morrido tragicamente, pois não são bem vindos em diversos países, que ao invés de colaborar com uma passagem pacífica, ou oferecer asilo, fecham as fronteiras proibindo a entrada dos refugiados.

Por outro lado é compreensível que os países tenham medo de oferecer ajuda e posteriormente faltar recursos para a população local.

O que não se pode esquecer, é que tais refugiados são pessoas com dignidade humana e que precisam ser respeitados, independentemente de sua origem, raça e condição econômica.

É preciso salientar que os direitos humanos não são para um povo somente, mas sim para garantir a dignidade e o respeito a todos àqueles que estão marginalizados, excluídos e ameaçados de alguma forma.

Para resolver esse problema, ainda existem grandes desafios que precisam ser superados e para isso, é de fundamental importância, a união dos países, no sentido de celebrarem um acordo de paz, onde cada país possa contribuir no que diz respeito aos que procuram abrigo em seus territórios.

Além disso, é imprescindível garantir o que está instituído nos acordos, nos pactos e na Declaração Universal dos Direitos Humanos, valorizando à pessoa e sua dignidade humana.