Brasil, um Estado Democrático de Direito
 
Inicialmente é importante destacar que a palavra democracia significa etimologicamente: o poder do povo em participar e colaborar com o bom funcionamento do país  e que no Brasil é o regime de governo utilizado.

Contudo é sabido que por muitos anos, o nosso país viveu uma realidade bem divergente do tema apresentado, onde a maioria das pessoas não participava das decisões e negócios da cidade, ou seja, era excluída.

Na atualidade, o papel da democracia está atrelado ao seu significado, isto é, a participação e o envolvimento do cidadão nas questões pertinentes à política- econômica -social do nosso país.

E vale salientar que são várias as formas de exercer a democracia: quando o voto é consciente de forma livre, pensando no bem estar geral e não nos interesses individuais; quando a população opina através de referendos, plebiscitos e iniciativas populares; quando se envolve voluntariamente em conselhos de controles sociais; quando a população sugere, fiscaliza e denuncia.

Tudo que foi mencionado são mecanismos de participação social, ou seja, exercício da cidadania como também, meios e ações que inibem a corrupção.

Além disso, é pertinente ressaltar que a própria Constituição Federal de 1988 assegura a garantia do Estado democrático de direito; o voto livre e secreto; à livre expressão do pensamento, bem como às manifestações populares, sendo esta última capaz de pressionar o governo a tomar medidas urgentes e cabíveis, visando resolver os problemas de sua administração.

Por ser a corrupção um mal arraigado em nosso sistema político, talvez não seja possível erradicá- la , todavia é possível combater e minimizar esse mal crônico.

Para isso, é preciso que cada cidadão consciente, livre: seja ético em seus relacionamentos, bem como nas ações corriqueiras; que manifeste sua opinião; que seja um multiplicador da conscientização pela cidadania, afinal o Brasil precisa ser de fato, um Estado democrático de direito.