ACHADO, poema de CDA- Aula no ensino fundamental

“Aqui, talvez, o tesouro enterrado / há cem anos pelo guarda-mor. / Se tanto o guardou, foi para os trinetos, / principalmente este: o menor. // Cavo com faca de cozinha, cavo / até, no outro extremo, o Japão / e não encontro o saco de ouro / de que tenho a mor precisão // para galopar no lombo dos longes / fugindo a esta vidinha choca. / Mas só encontro, e rebola, e foge, / uma indignada minhoca.”

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

1-Quem é o GUARDA-MOR? - O trisavô do poeta.

2-Quem é TRINETO? - O poeta, que é o trineto do guarda-mor.

3-O que ele PROCURA? - O tesouro enterrado pelo guarda-mor, seu trisavô.

4-De que é formado o TESOURO procurado pelo poeta? - De um saco de ouro.

5-Para que ele quer um TESOURO? - “...para galopar no lombo dos longes / fugindo a esta vidinha choca.” - Vidinha choca = aborrecida, parada, monótona.

6-Consegue ENCONTRÁ-LO? - Não. Ele não encontra o tesouro e infelizmente, só descobre “e rabeia / uma indignada minhoca”.

7-Que ELEMENTO DA NATUREZA protege e esconde o possível tesouro do guarda-mor e qual o INSTRUMENTO de trabalho do poeta? - A terra. No texto, “...o tesouro enterrado (...) Cavo...” - seu instrumento de trabalho é apenas uma faca de cozinha.

8-O que quer dizer “MOR PRECISÃO”? - Mor= maior, palavra de vocabulário antigo. Mor precisão, grande necessidade

9-Quantas GERAÇÕES existem entre o guarda-mor e o trineto? Quais? - Três: a do bisavô, a do avô e a do avô do poeta.

Família - o poeta aponta 5 gerações:

Trisavô, guarda-mor que “teria enterrado” o tesouro / bisavô, filho do trisavô / avô, filho do bisavõ / pai, filho do avô / filho, trineto em relação ao trisavô, o cavador do tesouro.

10-Que espaço de TEMPO é “cem anos”? Diga isto numa só palavra, que é por sinal um substantivo coletivo. - Século: um século, termo coletivo ref. a cem anos

11-Trisavô é o pai do nosso bisavô.

12-Quem testemunha a ação do poeta de CAVAR? - Uma indignada minhoca

13-Por que a MINHOCA ficou indignada? - Porque o poeta estava justamente cavando no local onde ela estava alojada.

14- O que quer dizer “INDIGNADA”? Dê outros exemplos com o prefixo latino in- (sign. não) - Indignada = aborrecida, zangada, furiosa. / impossível, infiel, incapaz, irreal, imexível.

15-No poema, através do VOCABULÁRIO, podemos confirmar o antigo (A) e novo (N). Anote duas palavras que os documentam:

Vocabulário antigo (A), fora de uso - mor (mor precisão = maior precisão).

Vocabulário novo (N), ainda em uso - menor (trineto menor = mais jovem, caçula).

16-Marque o valor dado à palavra “VIDINHA” -

( X ) Afetividade. ( ) Tamanho.

17-“...esta vidinha CHOCA” / choca = sem graça. - Marque a frase em que a palavra “CHOCA” tem o mesmo significado da palavra acima:

( ) No meio da estrada, um carro se choca com o outro (sentido de bater, colidir). ( ) A Galinha está quieta, enquanto choca alguns ovos. ( ) Com sua atitude agressiva, ela chocou os adultos presentes. ( ) A choca conduz o gado ao mato. ( x ) A limonada está inteiramente choca!

18-O guarda-mor guardou o tesouro PARA ESTE TRINETO. - Substitua as palavras grifadas pela expressão correspondente, de acordo com o texto:

( ) para você. ( x ) para mim. ( ) para ele.

19-Explique o que quer dizer “...para galopar NO LOMBO DOS LONGES / fugindo a esta vidinha choca...” - O poeta quer o tesouro (saco de ouro = muito dinheiro) para poder viajar, ir para bem longe do lugar onde vive a sua “vidinha choca”.

20-O TESOURO realmente existe ou é fruto da imaginação do narrador? Justifique sua resposta,seja afirmativa ou negativa. - O tesouro? Está mais para ser fruto de sua imaginação. Ele não tem mapa, cava ao acaso, nada encontra de real importância - até a minhoca foge dele.

- - - - -

Autor - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE e cavador - trineto do guarda-mor. // CDA - Nasc. Itabira do Mato dentro, MG - 1901.

- - - - -

MINI REDAÇÃO --- VISÃO PESSOAL (opinião) - Para você, em sua vida, o que seria o TESOURO IDEAL e para quê? - Resposta: mínimo de 5 linhas.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 29/07/2017
Código do texto: T6068082
Classificação de conteúdo: seguro