Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Teoria Literária fora da Academia - Notas de Aula 2

Casamundi - Professora Gabriela Silva

Conceitos da Poética de Aristóteles são a base. E são retomadas pelo Emil Steiger.

Elementos que pertencem à análise literária: personagem, enredo, narrador, tempo, espaço.

Principal é Personagem:
* Carol Bensimon - personagem ausente - mas a partir dela que tudo se desenrola movimenta na história - livro "Sinuca de Bolso"
* Agatha Christie - Poirot e suas ações são o que move a história
* Viés psicanalítico - livro "Breve Romance de Sonho" (filme "De Olhos Bem Fechados") - perspectiva da psique de uma personagem
* Umberto Eco - "Tudo é possível a partir da personagem." - diferencia Tipos e Topos - personagem-padrão e forma de pensar que o contraria (ajuda o leitor a perceber os contornos do Tipo)
* Exemplo: "Don Juan" é o Tipo - se origina em Zeus - Leporello é o Topos
* livro "Em louvor dos anti-heróis" - livro "Memórias do Subsolo" (Dostoievski) Tipo que contraria a si mesmo (expressa o Topos) - Tipos do Dostoievski são os homens solitários - "Gabriela Cravo e Canela" (Tipo mulher livre - todos os outros personagens Topos se opõem ao Tipo)
* livro "Coração das Trevas" (Joseph Conrad) tem a ver com pesadelo e (Reader Response) projeção de medos do leitor - tipos de respostas comuns

Estética - "Arte Literária é mimese (imitação); é a arte que imita pela palavra". Aristóteles
A linguagem nomeia a imagem. (Exercício com pires-xícara e inverno)
* Exemplo: conto "O Retrato Ovalado" (Edgar Alan Poe) - "A arte não é a vida"
* Exemplo: "O Retrato de Dorian Gray" (Oscar Wilde) - como a obra de arte influencia o indivíduo (Fenomenologia) - quando a arte é muito realista, ou muito romântica, ilude o leitor.
* Exemplo: filme "Palavras e Imagens"
* Exemplo: poema Autopsicografia (Fernando Pessoa) "O poeta é um fingidor..." - e "Dizem que finjo ou minto" - tem o eu-lírico, a voz (o "narrador") diferente do autor - imitação, verossimilhança, sensação real - leitor, duas dores (a real e a fingida), estado anímico - "O Banqueiro Anarquista" - "O Livro do Desassossego" - o sujeito capta o mundo através do sentimento - depois usa a razão para criar o poema - mexer com a Anima do leitor - fingidor/fazedor - Livro "O Fazedor" (poesias do Borges) - demiurgo (cria um universo)

Leitor comum (só sente, agrada/não, se identifica/não) versus Leitor especializado - entende como se dá a coisa dentro da coisa - como percebe o texto, o que vê no texto, a função da literatura
* Leitor especializado usa o maior campo de conhecimento de Literatura - se incomoda com "que significado tem o Hamlet" - precisa conhecer o material com que está trabalhando (personagens, enredo, uso de um tempo verbal...) (formalismo russo, por exemplo)
* Como arte, a Literatura é um sistema Autor-Obra-Leitor - pressupostos, regras, conceitos básicos - estrutura, esquemas, características, influências - Formalismo Russo é bom para começar a entender tudo
* Tzvetan Todorov - livro "A Literatura em Perigo" - diz que se arrepende do Formalismo Russo, pq é muito limitado e limitante
* Hoje Teoria da Literatura tem sido confundida com Estudos Culturais - não há mais novidades na Literatura - O foco dos estudos está em: quem é o autor, de onde ele fala, o que ele veste, o que ele consome
* Exemplo: livro/filme "O Jardim Secreto" - identidade oriental pelo estrangeiro (orientalismo)
* Livro "Mutações da Literatura no Século 21" (Leila): primeiro se deve analisar os conceitos da Teoria Literária, depois podem ser discutidos os Estudos Culturais (tema ou lugar de fala do autor ou do personagem)
* Como percebe o texto: conto, crônica, dístico, ... todos os outros
* O que está sendo dito, de qual lugar, a abrangência
* A função da Literatura (não só entreter!) - entender o fingimento, função social, psicanalística, de fronteira, ...
* Livros sobre a função da Literatura: "1984", "Admirável Mundo Novo", "Laranja Mecânica", "Não verás país nenhum", o Brasil é "Saramandaia", "Ensaio sobre a Cegueira"

A Teoria Literária estuda a literariedade, a evolução literária, os períodos da literatura, os gêneros, a narratividade, os versos, sons e ritmos, as influências exteriores sobre a produção literária, entre outros aspectos desta disciplina.
* Estudioso da Literatura como Anatomista ou Perito Criminal
* Livro "Estatuto Poético" (Sergio Farina)

Profe ficou de enviar livrinhos pdf da série Começos da Ática :-) e bibliografia de Teoria Literária! :-) E apresentação do livro de Formalismo Russo feito pela profe.

Formalismo Russo (1905) livro "Notas por uma Teoria da Literatura" :-)
Aline Malanovicz
Enviado por Aline Malanovicz em 17/07/2017
Reeditado em 17/07/2017
Código do texto: T6057146
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (MALANOVICZ, Aline Vieira. "Teoria Literária fora da Academia - Notas de Aula 2". Porto Alegre, 17 jul.2017. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/6057146). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Aline Malanovicz
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, 37 anos
301 textos (349034 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/07/17 15:45)
Aline Malanovicz