Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

LENDA DO DIAMENTE- Aula no ensino fundamental



Livro “Nossas lendas”, 1962, de NAIR STARLING:

“Antes, muito antes de 1500, o Brasil chamava-se PINDORAMA e vivia à sombra de mil palmeiras.  Foi nessa época que o índio POTI, valente entre os mais valentes, se despediu de POTIRA, sua esposa, e desceu o rio para combate a uma tribo inimiga.  Doze luas passaram sem que o moço guerreiro voltasse.  E quando lhe veio a certeza de que não o veria mais, POTIRA chorou de saudades.  Suas lágrimas misturaram-se com a areia da praia e o deus TUPÃ transformou-as em diamantes.  Aí está a origem dessa pedra preciosa.  Proveio de lágrimas de amor.”

INTERPRETAÇÃO   --   1-Lenda é:  - “uma “estória fantástica, imaginosa” (dicionário do ‘tio’ Aurélio).  --  2-Esta lenda é de origem indígena.  Retire do texto 3 palavras que provem esta afirmação:  - Pindorama, índio, tribo.  ---  3-Por que a data 1500 é citada? - Porque o Brasil foi descoberto em 1500 (22 de abril), antes os índios o habitavam e a morte de POTI aconteceu quando PINDORAMA pertencia apenas aos índios.  --  4-PINDORAMA, nome que os índios deram ao país, significa: - terra das palmeiras.  --  5-POTI era: - destemido, sem medo.  --  6-“Doze luas passaram...”  quanto tempo a esposa esperou pelo jovem guerreiro? - Aproximadamente um ano:  a mesma fase da lua em cada mês.  --  7-Por que o guerreiro não voltou? - Por certo morreu no combate a tribo inimiga.  --  8-De acordo com a lenda, o diamante é feito de: - lágrimas e areia.  --  9-TUPÃ, o deus dos índios, ao criar o diamante, quis:  - perpetuar o amor de POTI e POTIRA.  --  10-O diamante “proveio de lágrimas de amor”.  É uma pedra preciosa das mais belas e apreciadas no mundo inteiro.  Se TUPÃ fez o diamante é porque: - o amor deles era um sentimento muito forte e valioso para ambos e para o próprio TUPÃ.

ATIVIDADE ARTÍSTICA    ---   Desenhe e pinte (a cores, o mundo é sempre mais bonito!) ou faça um mural de recortes, de acordo com a sua escolha:  a) POTI e POTIRA;  b) uma tribo indígena;  c) uma dança indígena;  d) o arco e a flecha de POTI;  e) a árvore chamada palmeira;  f) o mapa do Brasil mostrando a região onde moravam POTI e POTIRA.

QUADRO-DE-GIZ  ---  A DESCOBERTA DO OURO E DAS PEDRAS PRECIOSAS  -  O ouro foi descoberto no Brasil elos bandeirantes paulistas que penetravam em terras do interior a procura de riquezas naturais.  O ouro e as pedras preciosas foram descobertos primeiro em Minas  Gerais, depois em Goiás e Mato Grosso.  Nos anos de 1700 a 1800, o ouro tornou-se o principal produto econômico do país.  Em 1763, a capital foi transferida para o Rio de Janeiro, que era o principal porto de onde o ouro era mandado para Portugal.

                                        F  I  M
Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 02/07/2017
Código do texto: T6043376
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Rubemar Alves
Salto - São Paulo - Brasil, 50 anos
410 textos (11309 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/07/17 15:49)
Rubemar Alves