FRAGMENTOS DE UM ROMANCE DE ORÍGENES LESSA

“Ao chegar em casa, meu pai lia como sempre, na sua biblioteca. Ao ver-me chegar tão alegre, tão bem disposto seus olhos se iluminaram na certeza de que o filho brilhara. Vejo, ainda hoje, a cena. Vejo seus olhos alegres e ouço a pergunta festiva:

- Passou?

Só então tive consciência do meu crime. Balbuciei, envergonhado, confessando o desastre.

Não foi zangado que ele falou. Foi com uma tristeza e um desapontamento de voz que ainda me fustigam:

- Você perdeu um ano, eu filho...

INTERPRETAÇÃO E COMENTÁRIOS SOBRE O TEXTO

De que ASSUNTO estão falando os PERSONAGENS da nossa pequena ESTÓRIA? - Da aprovação-reprovação do ano escolar do filho. / Em que AMBIENTE da casa se passa a CENA familiar? - Na biblioteca do pai. / Quanto TEMPO deve ter durado o curtíssimo DIÁLOGO (conversa entre duas ou mais pessoas) entre pai e filho? - Um ou dois minutos, somente. / Relacione os PERSONAGENS: (P)Pai, (F)Filho - (P)Protagonista - preocupado, tem um CONFLITO a ser resolvido; (F)Antagonista - despreocupado, é quem aponta o CONFLITO gerador de angústia no protagonista da estória. / Destaque-retire do texto FRASE (escreva-a entre aspas) que mostra o pai como um homem culto, inteligente, estudioso. - “...meu pai lia, como sempre, na sua biblioteca.” / Da frase acima, retire a EXPRESSÃO (somente duas palavras) que mostra essa atitude como uma constante, isto é, um hábito cotidiano na vida do pai. - “...como sempre...” / Crime e castigo contra quem: o pai ou o próprio filho? - (Resposta mínima de 8 linhas, justificando.) Contra o próprio filho porque.........(continuação livre). / Qual o CLÍMAX da estória, isto é, o momento de maior suspense na narrativa? - ( X ) “- Passou?” ( ) “... do meu crime.” ( ) “Balbuciei, envergonhado...” ( ) “Ao chegar em casa...” / O que o pai quis dizer com a frase: “- Você perdeu um ano, meu filho...”? - Que o filho tinha sido reprovado - um inútil ano de “estudos”, tempo perdido. / Qual seria a sua reação como PAI ou MÃE numa situação semelhante? - Resposta livre.

REDAÇÃO - Opções: 1.Como deve ser o professor ideal, independente da série ou ano escolar? 2.Como você procederia-reagiria se fosse professor-professora de alunos ‘que-não-querem-nada’ de março a dezembro?

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 25/06/2017
Código do texto: T6037208
Classificação de conteúdo: seguro