ESTILÍSTICA

LÍNGUA - Sistema comunicativo que se destina principalmente à função informativa, base de uma comunicação pura: instrumento de uma comunicação intelectiva. --- LÍNGUA E ESTILO -Nem sempre intelectiva, reforça uma carga emotiva que ocasiona uma manifestação psíquica ou apelo. Embora utilizando o mesmo código linguístico, cada falante, ao comunicar-se, dá ao discurso um tom pessoal, individual, que o caracteriza e difere dos demais: matiz ou estilo individual. --- LÍNGUA - Sistema comunicativo que em conjunto serve para a representação mental. ESTILO - Sistema expressivo, organização estética dos elementos da língua com a finalidade de expressar emoção e afetividade. Embora estilo individual, os traços estilísticos não diferem muito nos indivíduos da mesma sociedade linguística. --- ESTILO - Desvio individual, isto é, modo de escrever de um só autor. Abrange domínios diferentes , desde o campo da linguagem comum ao campo de linguagem literária, dando origem ao estilo cotidiano e estilo literário. --- ESTILO COTIDIANO - Há falantes que variam a expressão, colorido novo no enunciado - esse estilo diferente se define como um desvio do falar individual: expressividade da língua falada ou elementos afetivos introduzidos na língua de determinado grupo social. --- ESTILO LITERÁRIO - A literatura é um discurso altamente conotativo, de linguagem particular no campo da língua escrita, tendo como finalidade dar uma visão estética do mundo. O estilo literário designa as práticas e capacidade do escritor, traduzindo o tema escolhido nas palavras da sua língua. --- LINGUÍSTICA - Estudo científico dos fatos da língua X ESTILÍSTICA - Ciência que estuda os desvios linguísticos, tendo como objeto o enfoque à expressividade de linguagem; a linguagem exprime, o estilo realça. --- ESTILÍSTICA - Vastíssimo campo de domínio. Compreende o estudo da linguagem inteira, dos fonemas até às mais complexas combinações sintáticas da frase. --- ESTILÍSTICAS: 1-FÔNICA - Trata do uso expressivo do material fônico da língua - aliteração, assonância, coliteração, paranomásia, onomatopéia,sinestesia. / 2-MORFOLÓGICA - Ocupa-se do valor expressivo de certas formas gramaticais - em prego do adjetivo, de certas formas verbais etc. / 3-SINTÁTICA - Enfoca o emprego expressivo das construções frasais - regência, colocação, concordância, emprego das figuras de construção ou de sintaxe - elipse, zeugma, anáfora, anástrofe, epístrofe, polissíndeto, silepse, pleonasmo, anacoluto, reticência, repetição. / 4-SEMÂNTICA - Estuda a significação expressiva e ocasional de determinados vocábulos; abrange o emprego expressivo das figuras de palavras ou tropos - metáfora, metonímia, sinédoque, catacrese, antonomásia, perífrase; e das figuras de pensamento - antítese, ironia, paradoxo, eufemismo, hipérbole, apóstrofe, prosopopéia, retificação, comparação ou símile. --- Tanto as figuras de construção como as de palavras e as de pensamento são FIGURAS DE LINGUAGEM, isto é, qualquer aspecto que a linguagem toma com uma finalidade expressiva, desviando-se do que normalmente se aceita como valor linguístico.

BERIMBAU, de MANUEL BANDEIRA

“Os aguapés dos aguaçais / nos tempos dos Japurás / bolem, bolem, bolem, / chama o saci: - Si si si si! // - Ui ui ui ui ui! uiva a iara / Nos aguaçais dos igapós / dos Japurás e dos Purus. // A mameluca é uma maluca. / Saiu sozinha da maloca - / o bote bate - bite bite... / Quem ofendeu a mameluca? // - Foi o boto! / O Cussaruim bota quebrantes. / Nos aguacés os aguapés / - cruz, canhoto! - / boom... Peraus dos Japurás / de assombramentos e de espantos!...” --- Sonoridade, ritmo, cadência, jogo de palavras etc.

ESTILÍSTICA FÔNICA - Trata da valorização dos sons da língua, através da variedade de fonemas, visando ao efeito sonoro-expressivo. Temos assim: aliteração (repetição da mesma consoante) - “o vento varria as folhas, / o vento varria os frutos, / o vento varria as flores...” - Manuel Bandeira --- assonância (sequência de vozes e sílabas semelhantes, mas não idênticas) - “Quando chegares e eu te vir chorando / De tanto te esperar, que te direi?” - Vinícius de Moraes --- coliteração (repetição de sons vocálicos idênticos) - “Nesta hora de sol puro / palmas paradas / pedras polidas” - Ronald de Carvalho --- paronomásia (uso de palavras que possuem som semelhante, mas que guardam origem e significação diferente) - “E o samba estronda / rebenta / retumba / ribomba. // E bamboleando em ronda / dançam bandos tontos e bambos de pirilampos.” - Guilherme de Almeida --- onomatopéia (emprego de palavras imitativas que dão idéia aproximada do objeto ou da ação a que o texto se refere) - “Eu ouço o ciciar das cigarras - tribos, pios, pipios, trinos, assobios, zumbidos, bicos que picam, bordões que ressoam retesos, tímpanos que vibram límpidos, papos que estufam, asas que zinem, zinem, rezinem, cris - cris, cicios, cismas, cismas longas, langues - caatingas debaixo do céu!” - Ronald de Carvalho --- “Tocava um samba de balanço infernal - tum schticum tum.” (representação do batuque, ritmo da música) - Rubem Fonseca --- sinestesia (fusão de diversas impressões sensoriais na expressão linguística) - “Pingos frios de orvalho molhavam o verde veludo da relva fofa.” // Há onomatopeias verbais que imitam os sons das coisas e as vozes dos bichos. Exemplos: arrulhar (pombos), coaxar (sapo), farfalhar (árvores, folhas, seda), ruflar (tambores) tilintar (campainha, copos, moedas) etc.

EXPRESSIVIDADE - Supõe: dicção (boa articulação de sílabas e palavras) + entonação (melodia da frase, inflexões da voz) + ritmo (velocidade da articulação, intensidade da voz e pausas) + emoção (sentimento que se quer manifestar).

A LINGUAGEM POÉTICA obedece a uma lógica interior e subjetiva.

F I M