Aldravia

Toda novidade literária me atrai com força e profundamente. Todavia, penso que devemos discutir os prós e contras, para que não pairem dúvidas quanto à execução e evolução da nova proposta. Os debates podem trazer benefícios significativos tanto para o escritor quanto para o leitor, que é o alvo principal da escrita. Assim sendo, gostaria de propor novos arranjos que possibilitem a utilização de algarismos arábicos, recursos visuais, abreviaturas e espaços em branco como alternativas válidas na composição da Aldravia.

Por exemplo:

Horário nobre

24

h

½

noite

vamos

dormir

Veja que utilizei os algarismos 2 e 4, para compor o número 24. Eu poderia ter escrito “vinte e quatro” que não mudaria em nada o sentido do poema. Porém, esta é uma tentativa de tornar o texto o mais enxuto possível. Por outro lado, utilizei alguns espaços antes de “½" e "noite”. Para substituir os sinais de pontuação (que não são desejáveis em uma Aldravia), deixando para o leitor uma pausa visual, uma vez que, quando fazemos uso da pontuação por sinais, estamos indicando para o leitor qual é a nossa leitura, como foi que imaginamos o poema. Isto não implica que ele não possa fazer outras leituras e compará-las com a nossa (enquanto autores). Assim sendo, a leitura deve ser feita do seguinte modo: 24 h // ½ noite // vamos dormir.

É importante dizer que os sinais gráficos não conseguem reproduzir com fidelidade toda a riqueza melódica da linguagem oral.

Outra ideia que gostaria de lançar são as aldravias que podem ser provenientes de títulos que já estão por aí. Podemos dar a estes escritos uma nova configuração para que se tornem Aldravias interessantes e humoradas.

Por exemplo o conto: Ali Babá e os Quarenta Ladrões (este conto consta do Livro das Mil e Uma Noite). Basta mudarmos o texto da horizontal para a vertical que teremos uma Aldravia perfeita. O título fica a critério do autor da Aldravia. Vejamos,

1 – Senado?!...

ali

babá

e

os

40

ladrões

Um exemplo de título: Livro das Mil e uma Noites.

2 - Contos

livro

das

mil

e

uma

noites

Por fim um exemplo de Aldravia concreta

3 – Socorro

H

2

O lhos

S

O

S

Neste exemplo acredito que a influência de Ezra Pound, como lembrada nas regas de construção de uma Aldravia, esteja contemplada em sua plenitude. Pois está retratada a economia verbal ao extremo, bem como, a força do concretismo paulista dos anos 80 e 90.

E viva a poesia!!!

Pedro Cardoso DF
Enviado por Pedro Cardoso DF em 13/10/2016
Reeditado em 02/11/2016
Código do texto: T5790441
Classificação de conteúdo: seguro